S. Brás de Alportel com domínio forasteiro

S. Brás

Prova internacional de downhill (DHI) em S. Brás de Alportel coroou, em elite, o espanhol Ángel Suarez (The Yt Mob) e a britânica Tahnée Seagrave (Transition Bikes/FMD Factory Racing), os favoritos por serem os participantes mais bem posicionados no ranking mundial.

Ángel Suarez

Ángel Suarez e Tahnée Seagrave vencem pelo segundo ano

Pelo segundo ano consecutivo o espanhol Ángel Suarez (The Yt Mob) e a britânica Tahnée Seagrave (Transition Bikes/FMD Factory Racing) triunfaram na abertura da Taça de Portugal de DHI. O sucesso repetido na abertura do Troféu foi desta vez conseguido na localidade algarvia de S.Brás de Alportel.

Na descida de qualificação da competição inscrita no calendário internacional, o galego Ángel Suarez (26.º do ranking mundial) não entrou nos primeiros dez classificados.

Na final Suarez somou o melhor registo de toda a competição, com 2’35”467, antecipando em mais de um segundo o tempo de do vice-campeão nacional da especialidade, José Borges (Miranda Factory Team), segundo classificado, com 2’36”512.

O britânico Jack Reading (One Vision Global Racing), 91.º do ranking mundial, foi o mais rápido na descida de qualificação, mas acabou a prova inaugural do troféu no terceiro lugar, com o cronómetro a estancar nos 2’37”145.

O vencedor em título da Taça de Portugal, o campeão nacional Emanuel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo), não foi além do nono lugar final, com o registo de 2’40”235.

Tahnée Seagrave

Tahnée Seagrave impôs-se na primeira prova oficial

Entre a elite feminina, a britânica Tahnée Seagrave (Transition Bikes/ FMD Factory Racing) voltou a impor-se na primeira prova oficial da época portuguesa de DHI.

A corredora britânica, número dois do ranking mundial, impôs a esperada hegemonia (2’57”914) antecipando em mais de dois segundos o registo da segunda classificada, a alemã Veronika Widmann (Bike Club Egna Neumarkt), que gastou 3’00”355.

Margarida Bandeira (Montanha Clube / LouzanPark) posicionou-se no terceiro lugar da elite feminina, com o registo 3’27”423. A classificação final da três primeira classificadas repetiu o alinhamento anteriormente conseguido aquando da descida de qualificação.

S.Brás de Alportel atribuiu os primeiros pontos

Na ronda de S.Brás de Alportel, que atribuiu os primeiros pontos da Taça de Portugal de DHI, outros vencedores foram consagrados. A prova de juniores masculinos teve um vencedor nacional. Gonçalo Bandeira (Miranda Factory Team) impôs-se tangencialmente – 2’42”114 contra 2’42”835 – sobre Jamie Edmondson (Transition Bikes / Muc-off Factory Racing), o mais rápido na qualificação. O terceiro lugar final foi pertença de Orion Kichmayer (LAESPORT), com o tempo de 2’47”368.

Nos cadetes, o mais rápido em S.Brás de Alportel foi Nuno Reis (Maiatos) com o registo de 2’50’’684. O pódio desta categoria foi preenchido com mais um corredor britânico, Dennis Luffman (Transition / FMD Factory Racing), segundo classificado. O terceiro lugar coube a Mario Ruiz (Miranda Bike CC).

Nas restante categorias, Daniel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) venceu nos Masters 30, José Sousa (Casa do Povo de Abrunheira) foi o mais rápido nos Masters 40 e Antero Oliveira (Bike House DH Team/Guimarães) levou a melhor entre os Masters 50. A prova de promoção foi conquistada por Leonel Henrique (Wildpack Algarve Racing).

A segunda prova da Taça de Portugal de DHI decorre a 17 de Março em Porto de Mós.

[dividir ícone = “círculo” width = “medium”]

Texto / Fotos: UVP / FPC

Parceiros