Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

S. João de Braga festeja com corrida carismática

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga recebeu a conferência de imprensa da 6ª edição da Corrida de S. João de Braga.

Corrida volta a ser à noite

Com a cidade já decorada com o tema das festas joaninas, Jorge Teixeira, diretor geral da Runporto, destacou a singularidade deste evento que se irá realizar novamente à noite.

Ao realizar-se sábado à noite, a Corrida de S. João de Braga vai permitir aos participantes usufruírem da cidade minhota numa noite de festa e desporto.

Forte concorrência na linha da frente

O diretor da prova afirmou que estão inscritos atletas de 7 nacionalidades, mas que esta é uma corrida com uma linha da frente bem portuguesa, com um dos melhores lotes de atletas do país.

Relativamente à vertente competitiva da prova, para além do trio sportinguista José Moreira, Hélder Santos e Rui Pedro Silva, todos presentes nesta apresentação, Daniel Pinheiro (CD S. Salvador do Campo), e Mihail Lalev (SC Braga) irão também entrar nesta disputa.

No lado feminino da prova, Mónica Silva, vencedora da edição de 2018, terá como principais concorrentes a atleta do Sporting CP, Susana Godinho, e Vanessa Carvalho, do SC Braga.

João vai na frente da corrida

Uma curiosidade acerca dos participantes é que na competição pelo santo mais representado este domingo, o João está a vencer com 32 atletas com o seu nome, seguido por Pedro, com 25 atletas e, por último, por António, com 15 atletas.

Corrida de S. João de Braga

A Corrida de S. João de Braga é uma festa do desporto e uma festa da família, pois já não é apenas uma corrida para atletas e passou a ser um evento de convívio entre os atletas de elite e os milhares de corredores que o fazer por pura diversão.

Para terminar a conferência de imprensa, a Vereadora do Município de Braga, recordou que em 2014 foi, pela primeira vez, realizada uma corrida que se integra nas festividades do S. João bracarense.

Para Sameiro Araújo, a Corrida de S. João “é carismática porque está incluída nas melhores festas populares do país”. Tem a particularidade de se realizar à noite, com as ruas engalanadas para os festejos, com muita animação durante o percurso, desde bombos aos tradicionais cabeçudos, e com as ruas repletas de populares a apoiar e aplaudir os atletas.

João

 

A 6ª edição da Corrida de S. João de Braga realiza-se dia 22 de junho, às 21h30, e insere-se no programa de comemorações das Festas de São João da cidade.

Texto / Fotos: Runporto

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta