S. João da Pesqueira consagra campeões nacionais de montanha

A Câmara Municipal de S. João da Pesqueira, através do Centro Municipal de Marcha e Corrida, em colaboração com a empresa Catchawards, Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada e Terras de Aventura, organizou a 18 e 19 de outubro de 2014, um conjunto de actividades desportivas abertas a todos, sob a forma de marcha ou corrida pedestre em percurso de montanha e percurso urbano para jovens, denominado IV Trail do Douro Vinhateiro – S. João da Pesqueira, prova integrada no Circuito Nacional de Montanha 2014, e que também Campeonato de Portugal FPME de Maratona em Montanha 2014.
Nela participaram atletas de várias equipas: CA da Barreira, GDC Castelo de Paiva, FC Penafiel, AP Runninig Team, CMMC São João da Pesqueira, CTM Vila Pouca de Aguiar, Correr Viseu, CDR Águias Unidas, Lebres do Sado entre outras, mas só 43 atletas foram finishers na maratona.
A prova iniciou-se pelas 8:15 horas na Praça da República, com meta instalada no mesmo local, os metros iniciais percorreram o centro histórico de S. João da Pesqueira seguindo-se caminhos rurais, trilhos e linhas de água, na sua maioria entre vinhas e com paisagens deslumbrantes sobre o rio Douro, passando no Moinho de Vento, Vale de Vila, Santuário da Senhora do Viso, Olas, Vale de Vila, Quinta do Messias, capela de Santa Bárbara, rio Douro e Santuário de São Salvador do Mundo.
Foi sem dúvida uma prova com um grau de dificuldade bastante alto, sendo que a partir do km 30, não só pelo desgaste e cansaço já acumulado nas pernas pelas constantes subidas, que tão bem caracterizam este Circuito de Montanha, subidas que foram quase em vertical, conduzindo a um maior esforço para alcançar a tão desejada meta, terminando com um desnível acumulado positivo de 2106 metros. Durante o percurso, para além de os atletas poderem apreciar tão majestosas paisagens daquela região, de 4 em 4 km tinham um abastecimento de sólidos e líquidos, o que sem dúvida, ajudaram em muito a sua recuperação durante a prova.
Uma prova, considerada como a Rainha das Provas deste Circuito, de uma dificuldade alta, mas recheada de uma beleza única que tão bem caracteriza e define o norte de Portugal.

Rosa Madureira do FC Penafiel, ao vencer esta edição, sagrou-se Campeã Nacional de Maratonas de Montanha 2014, Sara Brito do CA Barreira, Vice Campeã e em 3 º lugar Carina Matias do CA Barreira.
Nos masculinos José Carvalho da Associação Power Running Team, foi o vencedor e sagrou-se Campeão Nacional de Maratonas de Montanha 2014, Vice Campeão – Vitor Barbosa do GDC Castelo de Paiva, e em 3 º lugar Uwe Borsdorf do FC Penafiel.
Por equipas em feminino classificaram-se como Campeãs Nacionais de Maratonas de Montanha 2014 a Equipa do CA Barreia, composta por Sara Brito, Salete Guarda, Carina Matias e Cármen Silva, não pontuando mais nenhuma equipa por terem finalizado com três atletas.
Nas equipas masculinas Campeões Nacionais: GDC Castelo de Paiva, Vice Campeões o FC Penafiel e em 3º lugar CA Barreira.

Texto: Salete Tavares
Foto: Miguel Saraiva

 

Parceiros

Deixe uma resposta