Seboka enfrenta uma enorme defesa do título no Standard Chartered Dubai Maratona

Dubai (UAE): A defensora do título Mulu Seboka da Etiópia enfrenta uma das batalhas mais difíceis da sua carreira, em que vai competir com mais de 20 vencedores de maratonas internacionais, que quererão tirar-lhe o título de 2015 na Standard Chartered Dubai Marathon.
No dia 23 de Janeiro, a maratona mais rica do mundo irá ver uma prova repleta de estrelas, em que vão estar muitas vencedoras de provas de longa distância, como as de Nova Iorque, Berlim, Chicago, Frankfurt, LA, Toronto, Amesterdão e Roterdão.
A bicampeã do Dubai, Aselefech Mergia Medessa (2011 e 2012), a campeã da maratona de Berlim em 2012, Adberu Kebede Shewaye e a campeã da maratona de Nova Iorque em 2011, Firehiwot Dado Tufa, terão como objectivo o prémio de 200 000 doláres. Seboka provavelmente terá que estabelecer um novo recorde pessoal para poder voltar a vencer nas ruas do Dubai.

“É facilmente um dos campos mais fortes das mulheres visto em qualquer sítio numa Maratona”, disse o director do evento Peter Connerton. “É maravilhoso ter Mulu de volta para defender o seu título depois daquele que foi o seu melhor ano da sua carreira, vencendo as Maratonas no Dubai, Canadá e Coreia do Sul”.
“No entanto, Aselefech e Lucy Kabuu têm como recorde pessoal 2:20 no Standard Chartered Dubai Marathon e serão favoritas ao lado da vice-campeã Meselech Melkamu, prometendo ser uma corrida renhida tanto para homens como para mulheres”.

A vitória de Seboka em 2014 foi, em certa medida, uma surpresa visto que havia maratonistas com perfis mais elevados e que eram consideradas as favoritas á vitória. No entanto, a atleta de 30 anos venceu com um tempo de 2:25:01, conquistando também em Daegu e Toronto, provando que foi um ano invicto. Na Coreia do Sul, Seboka obteve um tempo de 2:25:23 e estabeleceu um recorde pessoal de 2:23:15 no Canadá, em Outubro.
Tem sido um longo caminho desde a sua primeira maratona em 2003 e quase venceu o título em Pyongyang, na Coreia do Norte, com um tempo de 2:43:30. Cinco anos mais tarde, de vencer a Maratona Mumbai (2008) em 2:30:04, ela quebrou a barreira das 2:30 ao concluir a maratona de Toronto (2008) em 2:29:06.
Uma prova realizada sob o patrocínio de HH Sheikh Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, príncipe herdeiro do Dubai e presidente do Conselho de Desporto, a Maratona Standard Chatered Dubai 2015 contará também com a prova em estrada de 10km e 4km de corrida de laser.
Para além do Standard Chatered como patrocinador oficial, a Maratona Chatered do Dubai conta, também, com o apoio de: Conselho de Desporto do Dubai, Adidas, Dubai Eye 103.8FM, Sport 360, Masafi, Dubai Holding, Dubai Police e RTA.

Atletas que ainda queiram participar neste evento, podem-se inscrever-se em: www.dubaimarathon.org.

Parceiros