Seleção Nacional com excelente exibição nos 3 Dias de Aigle

A Seleção Nacional/Liberty Seguros de pista esteve bem no arranque dos 3 Dias de Aigle, na Suíça, prova que se desenrolou na noite de quinta-feira, 2 de outubro. Apesar de serem juniores e de fazerem a estreia entre a elite, os irmãos Ivo e Rui Oliveira estiveram em bom plano.

Na primeira das três etapas da prova de madison, disciplina que se disputa em duplas, Ivo Oliveira e Rui Oliveira foram os sétimos classificados, com quatro pontos. A vitória foi para a dupla alemã, formada por Leif Lampater e Achim Bukart, que conseguiu 10 pontos, mais uma volta de avanço sobre o pelotão.

Também na categoria de elite, Ivo Oliveira alinhou na disciplina de scratch, alcançando o quinto lugar, numa prova ganha pelo suíço Loic Pirezzolo.

Miguel Amorim, sub-23 de primeiro ano, também correu em elite, disputando na noite de quinta-feira, três das seis provas que constituem o omnium, tendo terminado a jornada no 12.º posto. A prova é liderada pelo italiano Elia Viviani, corredor da formação WorldTour Cannondale.

Portugal esteve também representado na corrida por pontos para juniores, ganha pelo suíço Gino Mäder, com Rui Oliveira na sétima posição e Pedro Preto no 17.º posto.

A segunda jornada dos 3 Dias de Aigle, na Suíça, foi ainda mais positiva do que a primeira para a Seleção Nacional/Liberty Seguros, que alcançou uma vitória, um segundo lugar e um prometedor apuramento de um júnior para a disputa do terceiro e quarto lugar na perseguição individual de elite.

A vitória lusa da noite desta sexta-feira, 3 de outubro, coube a Pedro Preto, que se impôs na corrida por eliminação de juniores. O pódio coube a Rui Oliveira, segundo classificado na prova de scratch para elite, na qual apenas foi batido pelo suíço Frank Pasche. Ivo Oliveira terminou a mesma corrida no décimo posto.

Miguel Amorim concluiu o concurso de omnium, ganho pelo italiano Elia Viviani, da equipa WorldTour Cannondale, na 12.ª posição. Na última jornada, nas três últimas provas pontuáveis para a geral de omnium, o bracarense foi 8.º no km contrarrelógio, 7.º na volta lançada e 13.º na corrida por pontos.

Ivo Oliveira, campeão mundial e europeu de perseguição individual em juniores, estreou-se da melhor forma na categoria de elite. Conseguiu o quarto tempo na fase de qualificação, apurando-se para a disputa do terceiro e quarto lugar, que vai acontecer hoje, dia 4.

A dupla júnior formada pelos gémeos Oliveira representou Portugal na segunda manga da competição de elite de madison. Os jovens lusos conseguiram o quarto lugar, pontuando em quatro dos cinco sprints da corrida. Na geral de madison, Ivo e Rui Oliveira ocupam a sexta posição. Na frente estão os suíços Tristan Marguet e Théry Schir.

Os 3 Dias de Aigle, corrida de classe 1 internacional que decorre no velódromo do Centro Mundial de Ciclismo, terminam hoje, sábado. Ivo Oliveira vai correr para o terceiro lugar na perseguição individual de elite e fará dupla com o irmão Rui na final de madison. Pedro Preto compete na corrida de scratch para juniores. Rui Oliveira e Miguel Amorim correm a prova de scratch para sub-23.

Parceiros

Deixe uma resposta