“SEREIA DO GELO” NO SWIM CHALLENGE CASCAIS

Bárbara Hernández
Em 1906 realizou-se a primeira competição Lisboa – Cascais com três nadadores. Ganhou Arthur Rumsey, recebido pelo Rei D. Carlos em apoteose.
Mais tarde outros se aventuravam nestas grandes Travessias desde Lisboa e no Rio Tejo, como Baptista Pereira, Primo Ferreira, José Freitas e outros que marcaram aqueles tempos.
Página do evento
Swim Challenge Cascais
A primeira Travessia Lisboa-Cascais que esta organização realiza, terá início em Belém com o Padrão dos Descobrimentos a emoldurar o cenário e ainda a Travessia Oeiras – Cascais, uma epopeia digna de feitos inspiradores e inesquecíveis.
Está preparado um verdadeiro Festival de natação, com provas acessíveis a todos e a mais internacional de sempre com 30 nacionalidades.
A organização orgulha-se também pela apresentação do hino do evento, um Hino às Águas Abertas que criáram em homenagem a todos os que enfrentam a natureza.
Este ano é também histórico por o evento integrar a elite das Ultramarathon Swim Series da WOWSA. Juntado-se assim às três mais importantes provas de ultra resistência do mundo – Trans Tahoe; Traversée du Lac St. Jean e Maratona del Golfo Capri -Napoli e em 2024, acolhem a última e decisiva prova do circuito, anfitriões na consagração dos campeões.
“Caros nadadores, este momento é vosso. Desfrutem de cada braçada no mar que dominam pela glória de chegar ao fim, memórias que perdurarão para sempre.
Conquistemos o Mar, Deixemos a Terra para outros…” palavras de Jorge Paulo Pereira – Fundador do Swim Grand Prix
A “Sereia do Gelo” vai marcar presença no evento
A nadadora chilena Bárbara Hernández conhecida como a “Sereia do Gelo“, vai participar na Travessia Lisboa-Cascais.
Foi galardoada com dois recordes mundiais, nomeadamente por ter nadado 2,5 km na Antártica, com a água a 2o C.
Também recebeu o prémio do Guinness World Records por ter completado “a milha mais rápida a nadar na Passagem de Drake” em apenas 15 minutos e três segundos.
A WOWSA também a coroou como a primeira pessoa a nadar três milhas náuticas (5.500 metros) entre os dois oceanos. Completou a distância total em 55 minutos e 17 segundos.
Foi selecionada como mulher do ano 2021 pela WOWSA.
Bárbara Hernández a “Sereia do Gelo” completou desafios de natação e ganhou medalhas em eventos em todo o mundo, especializando-se na natação em águas geladas, com a temperatura da água entre 0-5°C.