Sunset Family Run…A corrida da família

Que o sol nunca se ponha no Sunset

Num Alentejo de outono, com espaço, com tempo, com paisagem, a corrida tomou conta da Herdade das Cortiçadas e as famílias encontraram-se em torno da ideia de fazer em conjunto, de estar, de ser, de aproveitar momentos únicos entre a tarde que começa, o sol que se vai pondo e a noite fria que requer ainda mais aproximação e aconchego.

Que o sol nunca se ponha
Que o sol nunca se ponha

Todos em torno da mesma vontade. Uns de perto, outros de longe. Crianças, jovens, adultos e avós, pessoas libertas pelos laços do sangue, mas, e sobretudo pelos laços da partilha, da presença, da família.

Começou por ser uma ideia de correr …

O que começou por ser uma ideia de correr entre vinhedos e montados, transformou-se rapidamente numa demanda pelo reforço do sentido de família, do incentivo ao desporto ao ar livre, do vínculo da ajuda a quem precisa, do convívio saudável entre iguais por serem diferentes, do honrar um património que é nosso e que também se pode conhecer correndo, caminhando, estando ou fechando apenas os olhos e permanecendo ali, entre o céu e o chão pisado desde sempre, entre a uva que se colhe e o vinho novo que se bebe, entre o mosto e o engaço, entre a luz de um sol radioso e a magia de um sol posto.

O sol pôs-se no dia 01 de outubro no Sunset Family Run e a festa continuou pelo serão … que o sol nunca se ponha para quem procura que a vida seja sempre mais do que o que nos está destinado…

Sunset

Corridas para todos no Sunset

O Sunset Family Run foi sempre um exercício de corrida, um incentivo à prática saudável e uma desculpa para levar as pessoas a correr. Mas cedo se percebeu que nunca seria apenas isso.

O Sunset, colocou efetivamente a caminhar e a correr, pessoas que de outra forma dificilmente se fariam ao caminho, mas o Sunset conseguiu também que essas pessoas tirassem verdadeiramente partido dessa possibilidade e que o fizessem com prazer, com vontade, com entrega, com sentido de que se estavam a superar apenas e só por terem saído de casa.

Sunset

As crianças correm a toda a hora.

No Sunset Family Run 60 crianças correram com os seus pares, segundo a sua idade e não ganharam nada!

Ganharam muito mais que a subida a um pódio.

Ganharam muito porque correram sem ideia de que poderiam ganhar alguma coisa, correram em festa e ganharam todos, receberam uma medalha que os fez sentir campeões do mundo, atletas de alto nível a correr para as suas famílias. Estavam e ficaram felizes e isso é Sunset…

Os mais velhos, ou os que nunca imaginaram que poderiam caminhar 5 km, estiveram lá e percorreram os trilhos com a ânsia de quem deu um passo gigante na sua vida.

Alegria, boa disposição, amizade, partilha, conversas, tudo isso preencheu a caminhada que juntou cerca de 200 honrosos participantes que nunca tinham visto um dorsal, mas usaram o seu, como se de um bem precioso se tratasse. Estavam e corpo e alma, juntos e isso é Family…

Trail 12 km

Trail de 12k entre vinhas e montados com algum acumulado e com trilhos apertados, é para quem já tira o máximo proveito das suas pernas e procura realizar um bom treino diário.

Foram cerca de 50 os runners que se juntaram à festa, trazendo as suas famílias, fazendo-se acompanhar dos que normalmente ficam em casa.

Vieram todos, participaram todos. Chegar ao pôr do sol à meta, ter a família a aplaudir, ter a ceia quentinha já à espera e com isso projetar já o próximo treino.

Partiram correndo e chegaram sorrindo e isso é Run…

Ser solidário é dizer sim
Ser solidário é dizer sim

Ser solidário é dizer sim

O Sunset Family Run aconteceu em prol da Cercidiana Évora, instituição que “corre” todos os dias para garantir as mesmas oportunidades para quem nunca as teve.

Cidadãos inadaptados que a sociedade deixa fora do trilho e pelos quais passa correndo com a desculpa da falta de tempo para chegar às suas metas pessoais.

Entre esses cidadãos, crianças com dificuldades. A Intervenção Precoce chega lá, mas nem sempre chega com tudo.

Ser solidário no Sunset foi dizer sim, foi correr na direção dessas crianças, dessas famílias, desses atletas da vida que tão poucas vezes cruzam a meta, apesar de estarem em permanente superação.

Ser solidário no Sunset Family Run, foi ajudar a construir novos rumos para quem dificilmente sabe que tem um na vida.

Foi colocar crianças a ajudar crianças, com a simples entrega de um gel de banho, de um pacote de fraldas, de um sorriso.

Quem lá esteve disse sim e entendeu, viu com os seus olhos, ao que estava a dizer sim, e isso faz toda a diferença.

O evento que não terminou com o pôr do sol, conseguiu reunir um grande conjunto de bens de primeira necessidade para crianças e famílias acompanhadas pela Equipa nº 1 de Intervenção Precoce na Infância da Cercidiana, e isso ajuda a que o sol amanhã nasça de outra forma para todos.

Sunset

Quando o desporto se transforma em festa

Se as famílias se juntam em torno de um acontecimento, então isso é festa garantida. Foi o que aconteceu e foi essa a aposta do Correr em Giesta ganha desde o primeiro minuto.

O desporto tem que ser uma festa, um sentimento interior de felicidade que nos faz sair de casa para caminhar, correr e por essa via melhorar a nossa vida.

Ajudar tem que ser uma festa, tem que ser sempre com vontade, com alegria, com entusiasmo.

Foi nesse entusiasmo que a festa se deu. Insufláveis, yoga, magia, pinturas faciais, balões, pintura, recorte, modelagem, jogos tradicionais, um em número de experiencias para miúdos e graúdos.

Em torno da mesa esgotou-se uma ceia Sunset carregada de carinho. Comida para todos com o Cantar Alentejano de fundo, com as vozes da planície a entoarem no céu magnífico de outono, para lá do sol que se pôs, com a música popular portuguesa.

Sunset

Antes da mesa a visita ao complexo de produção de vinho da herdade, uma passagem pelo processo de fazer vinho, a possibilidade de aprender fazendo, de experienciar.

Corremos todos para que tudo funcionasse, para que a corrida tocasse à porta de todos e para que todos quisessem dizer sim a uma decisão pessoal que se vive em família, em comunidade.

Correr é uma aposta ganha com o Sunset Family Run.

Ser solidário é o retorno de ser Sunset Family Run, e isso, isso que ficou para lá do sol que se pôs, não tem preço, não tem meta, não tem trilho.

Isso, o que começou antes do sol se pôr, perdurará para lá dos dias que passam, ficará para sempre…

Texto: Nuno Camelo
Fotos: Correr em Giesta – Press The Button

Parceiros