Surfistas bascos vencem Europeu em Espinho
Carol Henrique alcançou a segunda posição na final feminina
Em Espinho, 129 atletas de 20 países disputaram, nos últimos quatro dias (24 a 28 de Junho), a segunda etapa do campeonato europeu de surf Junior Qualifying Series Europe. Da competição saíram vencedores Ariane Ochoa e Natxo Gonzalez, ambos do País Basco, com scores de 14,50 e 12,90, respetivamente. A portuguesa Carol Henrique e o atleta francês Charly Quivront conquistaram o segundo lugar. O alemão Leon Glatzer surfou a melhor onda da competição, alcançando um score perfeito (10 pontos). Pela primeira vez num campeonato da modalidade, foi atribuído um prize money de igual valor (cinco mil dólares) aos vencedores das categorias feminina e masculina.
“Foi a primeira vez que cheguei a uma final e consegui a vitória. Não podia estar mais feliz. Surfei duas boas ondas logo no início da bateria e continuei sempre com um bom ritmo”, explica Ariane Ochoa.
Para Natxo Gonzalez “depois desta etapa estou super motivado para as próximas competições. Vou fazer o possível para que esta vitória não se transforme em pressão para a etapa seguinte”.
O Junior Qualifying Series Europe foi o último de três campeonatos que integraram o Prozis Surf Pro Espinho, que decorreu no âmbito da segunda edição do projeto Espinho Surf Destination. O objetivo desta iniciativa é reforçar a posição da cidade de Espinho como destino privilegiado para a prática do surf e atividades ligadas ao mar.
O Prozis Surf Pro Espinho é organizado pela Câmara Municipal de Espinho e pela GPDesign, com o apoio da Prozis, Mercedes Benz/ Caetano Star, Hotel PraiaGolfe, Castros, REFER e CP.
Foto de: WSL / Poullenot