TORNEIO INTERNACIONAL TERRAS DO DEMO REGRESSA A MOIMENTA DA BEIRA

Share the post "TORNEIO INTERNACIONAL TERRAS DO DEMO REGRESSA A MOIMENTA DA BEIRA"
O primeiro momento competitivo de 2024 para a Seleção Nacional sub-18 Masculina vai decorrer em Moimenta da Beira, de 2 a 6 de janeiro.
No passado mês de novembro, os comandados de Nuno Santos foram ‘medalha de prata’ no Scandibérico, que decorreu no distrito da Guarda.
Neste evento mediram forças com as congéneres da Espanha, Noruega e Suécia, três seleções que vão marcar presença no próximo Campeonato da Europa da geração, tal como Portugal.
Agora, para começar o novo ano da melhor maneira, estão agendados dois duelos com a Dinamarca – que tem igualmente lugar reservado no Europeu do próximo verão – inseridos no Torneio Internacional Terras do Demo, que está de volta seis anos depois.
Seis anos depois, o Torneio Internacional Terras do Demo está de volta
O programa desportivo, que inclui períodos de estágios, contactos com escolas e instituições, uma palestra sob o tema “Relação Clube-Escola” proferida pelo Prof. João Varejão, um dos selecionadores nacionais, e finalmente jogos, decorrerá de 2 a 6 de janeiro de 2024.
A Seleção Nacional Sub-18 Masculina de Andebol encontra-se concentrada no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira desde de ontem dia 2, e a congénere da Dinamarca a partir do dia 4.
Os jogos, esses vão realizar-se nos dois últimos dias: 5 (sexta-feira) e 6 (sábado).
O primeiro, para atrair novos praticantes, vai ser disputado a uma hora em que os estudantes possam presenciar:
“Queremos ter crianças e jovens do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira a assistir e a apoiar a Seleção portuguesa e, digamos, a ganhar o gosto pelo desporto em geral, mas pelo andebol em particular”, afirmou Joaquim Escada, Presidente da Associação de Andebol de Viseu.
“Moimenta da Beira uma região que aposta no andebol”
Nuno Santos, Selecionador Nacional, descreve o propósito do primeiro estágio de 2024, que terá alterações na vertente defensiva:
“Em termos de preparação, vamos alterar um pouco o foco, porque andámos praticamente um ano a aperfeiçoar o sistema defensivo 5:1 e vamos agora abordar o 6:0, sem esquecer o trabalho realizado até aqui, porque não podemos abdicar do 5:1.
Queremos sim explorar e introduzir o nosso sistema 6:0, que é diferente e profundo.
Para este estágio esse será a premissa, também com algumas nuances no ataque, porque vamos contar com alguns atletas novos e temos que abordar um pouco de tudo.”
Voltar ao Torneio Internacional Terras do Demo, defrontar uma seleção da Dinamarca repleta de qualidade, numa região que aposta no andebol.
Foi uma junção de fatores que deixa os responsáveis pela Seleção Nacional sub-18 com muita vontade de começar a trabalhar:
“Nós procuramos ter sempre alguma atenção com os locais onde estagiamos e, para além disso, temos também integrados nos nossos trabalhos dois atletas de Moimenta da Beira, que não vão jogar mas vão ser parte ativa nos treinos.
Penso que vão ser mais duas experiências fantásticas.
Ainda por cima temos dois momentos competitivos contra a mesma equipa desta qualidade, num curto espaço de tempo, o que é ótimo para nós podermos mudar, retifica e experimentar determinados aspetos do jogo.”