Renato Silva “Titan Desert é a experiência de uma vida para um ciclista!”

Titan Desert MTB Marathon é um evento desportivo de mountain bike projetado e desenvolvido por Juan Porcar, baseado na filosofia do Rally Dakar (conhecido tambem por Paris-Dakar). Os ciclistas competem durante 6 dias no Sahara marroquino (variável de acordo com o ano), com rotas muito pouco sinalizadas onde a navegação e orientação desempenham um papel fundamental. A dureza da prova é marcada pela longa distância das fases (considerando que é ciclismo de montanha) e, sem duvida, pelo terreno. O deserto é o grande inimigo dos ciclistas, pelo intenso calor, ventos fortes, planícies sem fim, trilhos com areia solta que só podem ser passadas muito lentamente ou mesmo a pé e trilhos muito rochosos que punem os ciclistas como as suas bicicletas.

Esta prova é composta por seis dias e seis etapas:


titan1ª Etapa

Ponto de partida: Ifrane
ponto de chegada: Ifrane
Kms a percorrer: 110 km
Desnivel: 1.810m


titan12ªEtapa

Ponto de partida: Ifrane
ponto de chegada: Ifrane
Kms a percorrer: 133 km
Desnivel: 2.336m


titan33ª Etapa

Ponto de partida: Errachida
ponto de chegada: Rissani
Kms a percorrer: 101 km
Desnivel: 744m


titan44ª Etapa

Ponto de partida: Rissani
ponto de chegada: Merzouga
Kms a percorrer: 144 km
Desnivel: 969m


titan55ª Etapa

Ponto de partida: Merzouga
ponto de chegada: Merzouga
Kms a percorrer: 95 km
Desnivel: 593m


titan66ªEtapa

Ponto de partida: Merzouga
ponto de chegada: Maadid
Kms a percorrer: 79 km
Desnivel: 609m

[divide icon=”circle”]

titan08O Praticante teve a oportunidade de falar com um dos vários portugueses que vão estar no Titan Desert. O atleta com quem falamos foi Renato Silva, um atleta que usava nas suas provas uma One One – Whippet de roda 26”, com 18 velocidades e com o peso próximo dos 9.50kg.

Olá Renato, há quantos anos pratica btt?

Iniciei-me no BTT em 2004 meramente na vertente lazer e pelo gosto em descobrir a natureza. A vontade foi aumentado e mais tarde acabou por tornar-se indispensável pegar na bicicleta pelo menos uma vez durante a semana. Desde 2014 que participo em provas amadoras na vertente competitiva mas o factor convívio e desfruto da modalidade fala sempre mais alto.

Travessias e descoberta de novos lugares são para mim uma das melhores coisas do BTT.

titan04

Foi sempre o seu desporto favorito?

Sim, desde o momento que comecei a pedalar fiquei fã da modalidade. É um desporto individual mas com a companhia envolvente tudo se torna mais divertido. Ou seja, posso pedalar sempre que quero e como quero. Não nos prende a determinada equipa ou à necessidade de se ter um adversário para poder praticar. O facto de ser fora de casa, em contacto com a natureza pura também me leva a praticar BTT e não outra modalidade. Contudo sou um desportista nato que adora vivenciar todos os desportos.

O que mais gosta de fazer, subir, rolar ou descer?

A região Oeste, onde resido, é muito propícia a montanha. Sempre pedalei muito sozinho pelas estradas e caminhos velhos que lá encontramos. Isso tornou-me num feliz trepador. Não serei um profissional mas é onde me sinto melhor comparado com a descida ou mesmo nas fases a direito.

titanComo descobriu o Titan Desert? E porque participar? Desde 2004 que gosto de seguir o mundo do BTT, através de revistas e agora mais pela internet vamos tento noção do quão imenso é esta modalidade. O Titan Desert chega através das imagens que nos obrigam a ler o artigo anexo. Prova por etapa e bem dura. Ao alcance apenas dos mais fortes.

Após terminar o Madrid-Lisboa NonStop em 2015 convidaram-me a estar presente na cerimónia de apresentação do Titan Desert em Lisboa. Aceitei com a curiosidade de ver como era realmente a prova por dentro e quem costumava estar presente neste tipo de evento.

Acabei ‘acidentalmente’ por sair de lá com a inscrição da prova na mão.

Que preparação teve para esta prova?

A preparação começou logo após saber para onde ia (novembro do ano passado) e manteve-se até agora, véspera de prova. Ao todo foram cerca de 4000 quilómetros em 170 horas. Muitas horas de asfalto para treinar a componente física e mais tarde com incidência na parte técnica com o BTT. Pelo meio participei em algumas provas de caracter competitivo, uma delas, o geotour com a duração de dois dias.

Não seria possível tal preparação sem a respetiva alimentação e descanso. Aliado a tudo isto, tive possibilidade de ser acompanhado num ginásio e com massagens desportivas todas as semanas.

 

titan06 titan05

Que bicicleta e materiais vai levar para esta prova?

titan07Irei levar a KTM Scarp 29’’ que é uma bicicleta de topo de gama para maratonas. Fiável e muito confortável que me permitirá realizar uma prova com máxima confiança. É uma bicicleta que só tive contacto a um mês da prova mas que consegui adaptar-me muito bem.

Quanto a material:

titan01Será fundamental ir bem preparado para uma prova tão difícil e exigente como é o Titan Desert. Contudo cada atleta só pode levar uma mala com 20kg. Nessa mala não me falta: Roupa, Alimentos, água, Saco de Cama, Ferramentas, Material Suplente e claro Material de Higiene pessoal.

 

Que bicicleta utilizava para as provas antes de teres conhecimento do Titan Desert?

A bicicleta que utilizava para provas rápidas e me tem acompanhado desde 2011 é uma One One – Whippet (marca inglesa). Uma bicicleta com roda 26”, 18 velocidades e com o peso próximo dos 9.50kg.

Excelentes características trepadoras e muito ágil nas partes técnicas permitem aproveitar o meu ponto forte e favorece nas descidas mais técnicas onde a capacidade de aceleração se destaca.

Depois de ter conhecimento da prova estive com o que para mim é o Ferrari das bicicletas, a KTM Myroon Prestige 29’’. Para terem uma noção já tinha toda a tecnologia de ponta utilizada actualmente nos campeonatos do mundo. Uma verdadeira paixão. Depois mudei-me para a bicicleta que já falei a KTM Scarp 29’’

Qual o seu objetivo para esta prova?

Bem, derivado ao facto de nunca ter realizado semelhante prova, o meu objectivo principal é terminar o desafio com sucesso. Retirar o máximo de aprendizagens e experiências ao longo do evento, sem quedas nem problemas de maior.

No final se houver surpresas no que toca a classificação, é apenas um bónus pela boa preparação e desempenho durante todos os dias.  

Parceiros