TNV – TRAIL NOTURNO DE VALONGO, TRILHOS COM BRILHO!

Foto: Filipe Marques Sports Photography

KeMedo Team Associação Desportos em Natureza organizou, no passado dia 11 de Dezembro de 2021, a oitava edição do TNV – Trail Noturno de Valongo, com a colaboração da Câmara Municipal de Valongo, a Junta de Freguesia de Valongo, Calube BTT Valango e Longusbike.

Contou, ainda, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Valongo e de OPraticante.pt como parceiro média do evento.

O mais antigo trail noturno do norte do país teve duas distâncias competitivas: 22 km com cerca de 800D+, prova classificativa para a Taça de Portugal, e 12 km com cerca de 450D+. Disponível ainda a caminhada com 8 km de extensão.

Leia também

TNV – Trail Noturno de Valongo, vais ficar de fora?

Texto: Pedro Garrido
Fotos: Conquilha Photography / Filipe Marques Sports Photography

Foto de capa da autoria de Filipe Marques Sports Photography

Foto: Conquilha Photography

Trail Noturno, uma experiência única

A atleta Célia Neto descreveu assim a sua experiência no TNV – Trail Noturno de Valango:

Durante a semana um turbilhão de emoções fez com que repetisse a palavra “KEMEDO” umas 1000x.

Nunca tinha abraçado um desafio durante a escuridão da noite. Mas o nervosismo, a ansiedade e o KEMEDO ao fim do 2klm desapareceu.

Realmente correr de noite é fantástico. Era só aviões numa verdadeira pista de aeroporto. Uma autêntica iluminação de Natal pelas montanhas de Valongo.

TNV
Foto: Conquilha Photography

Obrigada organização pela excelente segurança que proporcionou aos atletas, impossível mesmo alguém abandonar o trilho, obrigada organização pela imensa festa no centro de Valongo, fogo de artifício e tudo.

Pelo que assisti uma das melhores organizações e provas em que já participei.

TNV
Célia Neto na frente – Foto: Filipe Marques Sports Photography

Festejei sem dúvida o dia da montanha da melhor forma.

Organização do TNV de parabéns

O TNV teve partida e chegada na Praça Machado dos Santos. Nesta bonita praça, cheia de luzes de Natal, ocorreu ainda o secretariado, abastecimento final e entrega de prémios.

Praça Machado dos Santos – Foto: Filipe Marques Sports Photography

A organização teve o cuidado de enviar dias antes o guia de atleta com toda a informação essencial para o evento, muito importante ainda mais no contexto pandémico que vivemos.

No levantamento dos dorsais, que decorreu sem grandes demoras, era exigido a apresentação do Certificado Digital de Vacinação ou comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo bem como um termo de responsabilidade assinado.

TNV
Foto: Conquilha Photography

Os trilhos foram muito bem marcados. A ideia que por ser de noite poderia originar enganos foi totalmente contrariada, aliás sair do percurso era praticamente impossível!

É de facto impressionante o efeito que causa as inúmeras fitas refletores ao longo do percurso.

Elementos que constituíram a organização – Foto: Filipe Marques Sports Photography

Sinal menos apenas para a junção dos participantes da caminhada nos últimos quilómetros, ainda numa parte de singles-tracks e bastante rápida.

Esta junção apenas deve acontecer em estrada ou caminhos com dimensão suficiente para a circulação de todos em segurança e tranquilidade.

Para o bem-estar de todos, para evitar quedas / acidentes (como ocorreu comigo), que seja algo a mudar numa próxima edição!

No final, tivemos direito a um belo reforço que incluía caldo verde, bifana, bebida e para sobremesa o pastel de nata.
Já ansiosos pela nona edição!

TNV
Equipa de OPraticante.pt – Foto: Filipe Marques Sports Photography

A prestação da equipa de OPraticante.pt

OPraticante.pt esteve representado por cerca de trinta atletas. Ao pódio, na distância de 22 km, subiu a Célia Neto que conquistou o primeiro lugar da Geral/FSénior e o Pedro Garrido que alcançou o segundo lugar da Geral/MSénior.

Pedro Garrido – OPraticante.pt

Na distância de 12 km, subiu ao pódio a Carina Gouveia que conseguiu cortar a meta em segundo lugar Geral/Fsénior, e graças aos resultados obtidos pelos atletas Domingos Vieira (10º), Abílio Fernandes (11º) e João Matos (23º) a equipa Opraticante.pt alcançou o terceiro lugar na classificação por equipas.

Carina Gouveia de OPraticante.pt na frente – Foto: Filipe Marques Sports Photography

Parabéns a todos que se desafiaram seja a correr ou a caminhar.

Caminheiros da equipa de OPraticante.pt

Parceiros