TOLEDO UM TRAIL BEM EXIGENTE, MAS MUITO ACOLHEDOR

Foto: Oliveirinha

A Associação Recreativa Social Cultural de Toledo, vai realizar no dia 22 de julho de 2023 a 2ª edição Do Trail Noturno de Toledo, na localidade de Toledo, freguesia de Vimeiro, concelho de Lourinhã.

Conta com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã, Junta de Freguesia do Vimeiro e de OPraticante.pt como média partner, bem como de várias empresas que se associaram com o seu apoio para o seu sucesso.

Contará com um Trail de intensidade média numa distância de 16 km, e 300 de desnivel positivo e de uma caminhada de dificuldade média, com 10 km para serem percorridos.

Inscrições

Regulamento

Página da organização

Fonte: Hélder Varanda // OPraticante.pt
Fotos: RUN 4 FFWPU

Trail Noturno de Toledo com um percurso sempre divertido

E como apresentar a nova edição, não podia ser de melhor forma, senão pela escrita de um participante na sua primeira edição.

Uma corrida em trail bem exigente na muito acolhedora localidade de Toledo, no concelho da Lourinhã.

Dia 23 de julho de 2022 assistiu ao debutar da primeira edição desta competição de trail, que incluía também uma caminhada.

Foto: RUN 4 FFWPU

A organização, a cargo da Associação Recreativa, Social e Cultural de Toledo, brindou os mais de 200 atletas inscritos com uma competição de 16 km e uma caminhada de 10 km.

Prova maioritariamente em terra batida, que teve partida e chegada na localidade de Toledo, tendo percorrido as localidades de Vimeiro, Maceira, Ribamar, Fonte Lima e Ventosa.

No que à prova de trail diz respeito, de 16 km, contrariamente às expetativas de que seria uma competição rolante, sem uma altimetria especialmente acentuada, os atletas foram brindados com um percurso com uma componente técnica de respeito.

Foto: RUN 4 FFWPU

Descidas de cortar a respiração

A primeira parte da prova a apresentar troços consecutivos de subidas em terreno muito irregular e descidas de cortar a respiração, incluindo a passagem por uma zona rochosa e de encostas, que mais não dava do que fazer uma “escalada” prudente para não por o pé em falso.

Diga-se que para uma distância de sensivelmente 16km, 600mt de desnível acumulado positivo, é de respeito!

Todo o restante percurso foi sempre divertido, entre canaviais, zonas de cultivo, trilhos e estradões, inclusive a passagem, durante os abastecimentos, por entre um restaurante e uma adega!

Ainda assim, mesmo com o anoitecer durante a prova, as marcações e o apoio aos atletas na sinalização do percurso noturno estavam bastante competentes e os abastecimentos muito simpáticos, com água, cola e fruta e muita, muita diversão e música, a cargo da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro.

Guilherme Lourenço e Marina Alves foram os seus vencedores

Na prova competitiva, de 16km, terminaram 80 atletas, tendo o pódio sido ocupado por Guilherme Lourenço, Francisco Inácio e Hélder Varanda na prova masculina e Marina Alves, Ana Caetano e Glória Serrazina na prova feminina.

De salientar a ceia convívio que fazia parte da inscrição muito bem servida com sopa, carne grelhada, fruta, sobremesas, águas, cervejas, refrigerantes e vinho, num momento de confraternização antes da entrega de prémios aos atletas.

Representação de OPraticante.pt – Foto: RUN 4 FFWPU

A equipa OPraticante.pt esteve representada pelos atletas, Hélder Varanda, Miguel Sobral e António Parreira, sendo de destacar o terceiro lugar da classificação geral e primeiro veterano M40 para Hélder Varanda.

Foto: RUN 4 FFWPU

Uma prova seguramente com pernas para andar e com potencial de crescimento em 2023!

Balanço positivo por parte da organização

E no final ficaram as declarações da organização sobre o evento “Chegou ao fim, a primeira edição do TNT Toledo.

O balanço é muito positivo e bem sabemos que temos muito que corrigir, mas faz parte!

Somos pequenos neste início de caminho.

Somos poucos, mas os poucos que somos, estão todos de parabéns. Estiveram à altura do desafio.

Que grande equipa.

Que orgulho de ter as nossas crianças a ajudar, que orgulho de ver a velha guarda a ajudar, e de ver que no meio de tanto stress nos últimos preparativos desta prova, ter havido sempre harmonia entre todos.

Esperamos que todos tenham gostado 🚶🚶‍♀️🏃🏃‍♀️

E na próxima edição, haverá atenção aos kms da caminhada.

Elementos que constituíram a organização – Foto: RUN 4 FFWPU

Parceiros

Deixe um comentário