Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trail do Cabo Espichel na época natalícia

Uma vez mais, e pelo 7.º ano consecutivo, o GDU Azoia organiza o seu Trail do Cabo Espichel na época natalícia. Uma forma salutar e em perfeita harmonia com a Natureza para celebrar esta época de partilha, família e celebração.

Grupo Desportivo União da Azoia do Futebol para a referência na Orientação

A Colectividade nasceu por influência do Futebol, e hoje é uma referência na Orientação, mas não descura outras modalidades, como o Trail, o BTT entre outras organizadas e dinamizada por esta agremiação desportiva.

Tudo começou quando um grupo de jovens decidiram juntar-se nas eiras e terras de vizinhos para jogar à bola, que ainda chegou a ser de trapo.

Posteriormente esses jovens decidiram comprar equipamentos de futebol, com verbaa que iam juntando, à campanha das pastilhas elásticas pirata que, na altura vendiam as camisolas por um preço simbólico. A partir desta altura formaram um grupo ao qual deram o nome de ” Clube de Futebol Os Piratas“.

O local onde se reuniam era numa sala do café do “Pingareta” (Domingos Pinhal).

Daqui em diante começaram a organizar-se e os elementos do clube acharam por bem alterar o nome da colectividade para Grupo Desportivo União da Azoia, uma vez que se identificava mais com a nossa terra. Mudaram de sede para o salão do Sr. Luis pinhal e começaram a tratar dos documentos para a legalização da colectividade.

Trail do Cabo Espichel

Trail do Cabo Espichel

Uma aposta de sucesso do Grupo Desportivo União da Azoia, Instituição com Estatuto de Utilidade Pública com sede na Serra da Azoia, Sesimbra, há largos anos vocacionado para os desportos de natureza,, que vai realizar a 7.ª edição do Trail do Cabo Espichel, no próximo dia 15 de dezembro.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra, Juntas de Freguesia do Castelo e de Santiago, de OPraticante.pt como média e várias empresas da região como patrocinadores.

Três distâncias de harmonia com as capacidades de cada um

Uma prova que se caracteriza pelo seu ambiente familiar (muitos atletas participaram na totalidade das edições anteriores), e que, este ano, terá três percursos alternativos:

Trail de 30Km; D+900m, com dificuldade física e técnica alta

Trail de 15Km; D+450m, dificuldade física e técnica média

Caminhada de 10Km; D+215m, dificuldade física e técnica média, esta será para quem não está ainda habituado às velocidades, ou simplesmente, prefira desfrutar da Natureza no seu esplendor, sem ter qualquer “pressa” competitiva.

A caminhada poderá ser realizada em grupo, com guia, ou com andamento livre (seguindo o percurso marcado com fitas).

Por razões ambientais e ecológicas, não serão fornecidos copos pela organização. Os atletas deverão por isso, ter em sua posse recipiente que permita beber água ou outros.

De ano para ano, as inscrições têm sido preenchidas de forma cada vez mais célere, e na edições anteriores, esgotaram em menos de 20 dias. Não se atrasem, há que enfrentar a Ceia de Natal com o apetite renovado!

Mais informação sobre o Trail do Cabo Espichel

Inscrições.

Informação geral.

Informação técnica.

Página do evento.

Página da organização.

Texto: Nuno Lucas
Fotos: Cedidas pela organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta