TRAIL DO SOR, UM DIA ÚNICO NO ALENTEJO

Foto: Fotos do Zé

O Clube de Atletismo Trail Runners da Ponte, vai realizar no dia 10 de Setembro de 2023, o “X Trail do Sor”, na Cidade de Ponte de Sor, Distrito de Portalegre, Alto Alentejo, com o Apoio do Município de Ponte de Sor, da União de Freguesias de Ponte de Sor, Vale de Açor e Tramaga, entre outras entidades e empresas, onde se inclui OPraticante.pt como média partner.

Inscrições

Regulamento

Evento 2023

Página dos Trail Runners da Ponte

“X Trail do Sor”

O “X Trail do Sor” é uma Prova de Trail Running e faz parte dos Circuitos Nacionais de Trail e Trail Curto, da Associação de Trail Running de Portugal e dos Circuitos Distritais de Trail Longo e Curto, da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.

É uma Prova de Trail Running, realizada em trilhos sinalizados, em piso acidentado, estradões e obstáculos naturais, por terrenos circundantes ao Rio Sor, entre as Freguesias de Ponte de Sor e Tramaga, maioritariamente por montes e vales.

As inscrições já abriram e foram ultrapassadas mais de uma centena de inscrições até ao momento.

Como habitual, a preocupação e aposta da organização é dar aos Atletas um percurso divertido, com alguma dureza e adrenalina, que é procurada neste tipo de desporto, mas com o enfoque na segurança dos Atletas e nos pontos de abastecimento ao longo do percurso.

Recuperáram alguns trilhos de edições passadas, mas também procuráram e críaram alguns novos.

Querem pela primeira vez levar os Atletas a atravessar as Suas duas Pontes (três se contamos com a “Ponte dos Mouros” e travessias do Rio Sor e Ribeiras do Andreu e Vale de Boi, para refrescar.

Lembra-te que o Alentejo não é só planície.

O “X Trail do Sor” será constituído por quatro provas: um Trail (longo) com um percurso de 25 km, um Trail Curto com um percurso de 15 km, um Trail Júnior com um percurso de 4 km, e um mini-trail/ Caminhada de 10 km.

O percurso da caminhada este ano, pode também ser feito a correr, com prémios aos 3 primeiros atletas femininos e masculinos da geral.

Chamam, no entanto, a atenção para ser um percurso, pese embora ter “apenas” cerca de 10 km, apresenta uma dificuldade alta.

Caminhada

Não é uma simples caminhada, pois é feito nos primeiros 10 km das provas maiores e requer bastante preparação física, pois apresenta uns belos 500 mts de desnível positivo, o que, para quem está à espera de fazer “só 10 km” vai de certeza surpreender.

Ponte de Sor pode proporcionar- te um dia único. Se quiseres trazer a família, na zona de partidas e chegadas existe uma verde onde as crianças podem brincar e também ver- te percorrer o último quilómetro e cortar a meta.

A organização agradece desde já a tua participação naquele que será também o teu Trail, que leves uma boa recordação deste dia e desta prova, seja ela a tua 1ª ou a 100ª e, sobretudo, que te lembres que o Alentejo não é só planície.

Umas curiosidades sobre a Cidade:

O nome de Ponte de Sor deriva do monumento de origem provavelmente romana construído sobre a Ribeira de Sor, em cuja margem direita a cidade se situa.

É possível que essa primeira ponte, de que hoje não restam quaisquer vestígios, tenha integrado uma das vias romanas que ligavam Mérida (Emerita Augusta), capital da província da Lusitânia, a Lisboa (Olissipo).

Ponte de Sor, situada num ponto de confluência das rotas norte-sul e este-oeste, nasceu e desenvolveu-se como local de passagem.

O seu núcleo histórico situa-se junto à Ribeira e à Ponte, em torno do edifício dos antigos Paços do Concelho e da primitiva Igreja Matriz (ruiu no final do século XIX e localizava-se no largo em frente ao Mercado Municipal).

Na Rua Grande (hoje Rua Vaz Monteiro), no seguimento da Ponte, situar-se-iam mais do que uma estalagem e o Hospital da Santa Casa da Misericórdia, destinados a acolher e a tratar os viandantes.

Parceiros

Deixe um comentário