Trail Rota dos Moinhos – Comigo ninguém faz farinha

No passado domingo dia 11, após as comemorações do dia de Portugal, decorreu o Trail Rota dos Moinhos em terras de Albergaria-a-Velha, inserido no Festival do Pão.

Momentos antes da partida

Trail Rota dos Moinhos

Distâncias não faltaram, o que permitiu abranger um grande e variado leque de atletas, dando-lhes oportunidade para praticarem desporto, caminhada de 6 e 12 km; mini trail 20 km e trail de 40 km.

Este Trail Rota dos Moinhos diz-me muito, pois decorreu precisamente no “meu quintal de treino” e a organização foi levada a efeito por amigos. Como tal não podia deixar de participar.

Muitos participantes na caminhada

A organização esteve “cinco estrelas”, os cerca de 1000 participantes puderam usufruir de trilhos fantásticos, muito diversificados e bem marcados.

Foram usadas fitas de diferentes cores para as diversas distâncias, que desta forma minimizou os enganos.

A minha participação foi na distância dos 40 km. A partida (comum a todas as distâncias) decorreu no Torreão, local onde estava a decorrer o Festival do Pão.

Os primeiros km foram feitos em descida a um rítmo aluncinante em direção à localidade de Valmaior.

A boa disposição esteve sempre presente

BRUTAL subida

Depois foi trilhar caminhos em direção a Vilarinho de S. Roque, mas muito antes de lá chegarmos, fomos presenteados com uma BRUTAL subida, com uma enorme inclinação (a mim pareceu-me uma verdadeira parede com 90% de inclinação) que o muito calor que se fez sentir, dificultou ainda mais a sua progressão.

Chegado ao topo desta parede, que pelos comentários de diversos atletas fez mossa a muita gente, foi descer em direção a uma das aldeias mais belas deste concelho Vilarinho de S. Roque.

Depois de me refrescar e alimentar no abastecimento, foi usufruir da parte mais bela de todo o percurso. Uma zona junto ao rio cheia de trilhos estreitos, sinuosos e técnicos… que liga Vilarinho a Ribeira de Fráguas.

Rio Caima

Nesta parte do percurso tivemos o privilégio de nos cruzarmos com os participantes da caminhada dos 12 km, que vinham em sentido contrario.

Estes “caminhantes” não pouparam forças e foram constantemente apoiando os atletas do trail longo.

Banho refrescante e revigorante

Na zona de Nobrijo, tivemos o privilégio de “correr” nas margens do Rio Caima, onde não faltou oportunidade para um banho refrescante e revigorante, que no meu caso… foi a minha salvação.

Um banho refrescante e revigorante

Os abastecimentos tinham o essencial no que diz respeito a líquidos e sólidos… mas transbordavam de simpatia… e sabe muito bem ver um sorriso quando se vem cansado e já algo desesperado.

Estes abastecimentos estavam localizados junto a moinhos de água, que durante muitos anos serviram para moer o milho e fazer farinha… e que agora servem como atração turísitica, para quem visita esta bela localidade.

T-Shirt personalizada

A tshirt oferecida com a inscrição, estava personalizada com o nome nas costas, isto para quem se inscreveu com bastante antecedência… um miminho muito agradável da organização do Trail Rota dos Moinhos. Quem se inscreveu mais tarde recebeu uma tshirt mas sem o seu nome gravado.

Equipa mais numerosa

A equipa da casa Correio de Albergaria venceu o prémio da equipa mais numerosa. Os muitos elementos desta equipa contribuíram de forma decisiva para colorir a serra, nos diversos percursos.

Equipa mais numerosa

Classificações

Mini Trail

O Vencedor foi Rogério BessaJOBRA – Atletismo, com 1h30’39’’, seguiu-se Diogo PinheiroOxXtreme / RDA – 1h34’27’’ e João DiasTeam Kalenji – Decathlon Aveiro – 1h34’45’’, nos lugares seguintes.

Márcia MartinsDCI/CCDR Pedrulha – Mealhada – 1h49’07’’, foi a vencedora feminina, Carla Sereno – LYRACOMB – 2h05’02’’ e Irene Monte – individual – 2h15’31’’, ficaram em 2º e 3º lugar.

Trail

Pedro Correia BastosAD Travassô – 4h08’59’’, venceu, com os lugares imediatos a serem obtidos por Paulo Alexandre Couveiro – DCI/CCDR Pedrulha – Mealhada – 4h15’41’’, e José Alberto Fonseca Ramos – Estrela Campo de Aviação – 4h22’59’’.

Trail Rota dos Moinhos
Pódio geral trail

A vencedora feminina foi Iete Gonçalves – individual – 5h27’29’’, em 2ª Isabel AlmeidaCTAD – Trilhos de Cinfães – 5h39’09’’, e em 3ª Severina Almeida – CTAD – Trilhos de Cinfães – 6h18’13’’.

Na classificação colectiva a equipa do Correio de Albergaria obteve o 2º lugar e a vitória foi para a equipa CTAD – Trilhos de Cinfães.

Um trail a repetir no ano de 2018.

CTAD – Trilhos de Cinfães

A equipa CTAD – Trilhos de Cinfães fez-se representar por quatro atletas.

Pódio colectivo Trail

Apesar de algum sofrimento devido à dureza do percurso e ao calor que se fez sentir todos finalizaram as suas provas. Os três atletas que participaram nos 40 km, conseguiram obter um brilhante 1º lugar colectivo, enquanto individualmente Isabel Almeida obteve 2º lugar, Severina Almeida 3º lugar, ambas da geral feminina e Viriato Dias 8º lugar da geral, com 5h18’41”.

Humberto Almeida obteve 34º lugar na geral – 2h02’52” nos 20 km.

Trail Rota dos Moinhos no Facebook.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Viriato Dias
Fotos: Viriato Dias / Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha / Clube Nobrijo

Parceiros

Deixe uma resposta