Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trailistas “invadem” a Via Romana

A Geira Romana teve visitas!

No dia 30 de abril realizou-se a X Ultra Geira Via Nova Romana em Caldelas no concelho de Amares, organizado pela Confraria Trotamontes e o Clube Orientação do Minho.

O palco do evento, o parque junto às termas de Caldelas, recebeu cerca de 500 participantes.

A meta foi montada sobre o parque verdejante e espaçoso junto às termas, local ideal para reunir tantos atletas, apoiantes e moradores que quiseram aplaudir os corajosos que correm tantos quilómetros pelo monte.

Foi no mesmo local que os atletas levantaram os seus dorsais e apanharam o autocarro que os levava para a partida.

X Ultra Geira Via Nova Romana

O evento teve o apoio do Município de Amares e do Município de Terras de Bouro e contou com duas distâncias competitivas, o Ultra Trail Geira Romana 50km que fazia parte do campeonato nacional ultra trail serie 150 e o Trail Geira Romana 18km que fazia também parte do campeonato nacional de trail serie 100.

Uma viagem no Tempo

A Ultra Trail Geira / Via Nova Romana é um projeto que junta a prática desportiva, a história e a beleza da mãe natureza. Faz parte do património religioso e cultural do qual se evidencia a extraordinária riqueza da Geira/Via Romana como Património Nacional. Foi toda esta beleza natural que, partindo do município de Amares os atletas das diferentes distâncias tiveram a oportunidade de viver.

Porque o trail não é só correr, o trail vive-se!

A presença de “Cesar”

A manhã começou triste e com chuva. Os guerreiros da ultra partiram para os 50km pelas 8 horas locais e levavam consigo uma chuva insistente. Mas para os acalentar tiveram paisagens fantásticas e inclusive passaram pela barragem da Geira.

Já na distância mais curta, o sol apareceu envergonhado mas foi ficando e ganhando força ao longo da manhã.

Depois de uma boa gestão no transporte dos atletas em autocarros para as partidas, os atletas foram surpreendidos pela presença de César, que animou todos os participantes ao proferir algumas palavras sobre a Geira Romana e incitar todos os atletas para uma resposta uníssona.

Antes mesmo de chegar à meta os atletas das duas distâncias passavam pelo riacho que contornava o parque, dando lugar ainda a umas boas quedas, mas também a um momento refrescante que agradou a maioria dos atletas.

Na meta estavam à nossa espera uma medalha finisher, toda ela feita em madeira e um bom abastecimento final onde todos os participantes puderam comer e beber para repor as energias.

E aqui, de novo, a presença de Cesar foi marcante! Esteve a ajudar na entrega das medalhas aos atletas finishers, tirava fotos com os atletas e muitas vezes simplesmente recebia-os de braços abertos.

As duas distâncias integraram o Campeonato Nacional de Trail

Ambas as provas competitivas faziam parte do campeonato nacional de ultra trail e de trail. Além da participação massiva que se tem vindo a observar nos trails, este teve também alguns dos melhores atletas da zona e do país que escolheram este trail para pontuar no circuito nacional e os resultados falam por si.

Inês Marques fantástica prestação

Em vários escalões a prova foi disputada até ao fim e com diferença de segundos entre os melhores. A Inês Marques (U. F. Comércio e Indústria Atletismo) atleta já selecionada para representar a seleção no mundial em Itália, também marcou presença na ultra e saiu vitoriosa conseguindo ainda cruzar a meta em 18º na geral. Fantástica prestação!!

Ultra Trail

A distância do ultra trail teve um desnível de 1590 D+ / 21000 D-, a sua partida foi no Museu da Geira e percorreu parte da via romana que ligava Bracara Augusta e a Astúrica Augusta.

Trail

Já a distancia mais curta, os 18k tiveram um desnível de 500 D+ / 800 D- e a sua partida foi em S. Sebastião da Geira sendo a primeira parte desta distância muito rolante, o que deu para a frente do pelotão impor bons ritmos de corrida.

Partida dos atletas dos 18km

Caminhada

A Caminhada da Geira 10k teve início às 9h00 com a sua partida e chegada em Caldelas junto ao Posto de Turismo. Na inscrição para a caminhada, dois euros revertiam a favor da Cruz Vermelha.

Os campeões da Geira foram:

Trail Geira Romana 18km

O primeiro atleta a cruzar a meta foi o António Braziela (Oralklass-Amigos do Trail) em 01:20:57. Seguiu-se o seu colega de equipa Nuno Alves passado pouco mais de um minuto. No terceiro lugar do pódio e com apenas sete segundos de diferença chegou o António Martins (Centro Ciclista Gondomar).

António Braziela

A primeira mulher a cruzar a meta foi a Maria Areias (Oralklass-amigos do trail) em 1:47:02. A Joana Gonçalves da mesma equipa chegou logo a seguir em 01:47:49 e para completar o pódio ficou outra menina da Oralklass-amigos do trail, a Rita Loureiro em 01:49:39. Com tão bons resultados a equipa vencedora nesta distância não podia deixar de ser a Oralklass-amigos do trail que totalizou 11 pontos.

Ultra Trail Geira Romana 50km

O primeiro a cruzar a meta foi o Ricardo Jorge da Silva (EDV – Viana Trail) em 03:50:05. O segundo lugar foi partilhado pelo seu colega de equipa, o veterano Vitor Cordeiro em 03:58:03. A fechar o pódio ficou Mário Elson Fonseca (Dr. Merino/4moove) com 04:04:48.

No setor feminino a grande vencedora foi Inês Marques (U. F. Comércio e Indústria Atletismo) em 04:40:20. Bem mais distante chegou a segunda classificada Mary Vieira (Dr. Merino/4moove) 05:00:35 e na terceira posição ficou a Paula Barbosa (Oralklass-amigos do trail) em 05:10:10.
Coletivamente ganhou a equipa EDV – Viana Trail com 11 pontos.

Oralklass-Amigos Do Trail – Foi chegar, correr e vencer!

Os atletas da Oralklass-Amigos do Trail já habituados aos trails competitivos do circuito nacional apresentaram-se da melhor forma neste prova. Foi um fim-de-semana em que a equipa estive dividida em várias frentes competitivas e dos 14 atletas que se apresentaram na Geira seis subiram ao pódio.

Na distância curta o setor feminino arrasou a concorrência ao conseguir o tripleto no pódio com a atleta Maria Areias, a Joana Gonçalves, que tem vindo a subir de forma, e a Rita Loureiro que, apesar de vir de uma lesão, mostrou que quem sabe não esquece e a raça está lá!!!

Oralklass-Amigos Do Trail triplete no pódio dos 18 kms

Os homens não quiseram ficar atrás das mulheres e conseguiram no lugar mais alto do pódio o António Braziela, que foi também o primeiro no escalão Sub-23, e no segundo lugar o Nuno Alves. Foram dois pódios cheios de Oralklass!!! Em quarto lugar sénior ficou Fernando Neves e o Gilberto Pimenta cruzou a meta em 22º lugar no seu escalão.

Oito atletas na distância longa

Já na distância mais longa 50km, participaram 8 atletas que também defenderam muito bem as cores da Oralklass. João Nogueira seria o primeiro homem da equipa a cruzar a meta, classificando-se em 6º lugar no seu escalão. Belmiro Moreira foi 17º no seu escalão apesar da queda durante a sua prova. Seninho Ribeiro classificou-se em 18º e José Santos obteve o 35º lugar no seu escalão. No escalão de veteranos M40, Vitor Pinto fez um brilhante 12º lugar, o Óscar Rodrigues cruzou a meta em 22º lugar e o Nuno Sousa acabou a sua ultra em 28º lugar.

Paula Barbosa, a nossa única atleta a participar na ultra foi a terceira mulher da geral a cruzar a meta e a primeira Veterana F40.

Foi mais um fim-de-semana muito positivo para a equipa que continua a somar pódios no circuito nacional. Regressaram a casa com o sentimento de missão cumprida e de mãos cheias dos bonitos prémios que a organização apresentou!

Escrito por: Maria Areias
Fotos: José Sousa / Rosa Costa / Diogo de Castro Gomes

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta