Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trilhos D. Pedro e D. Inês, trágica história de amor

URDC do Paço irá realizar, no próximo dia 17 de novembro de 2019, um evento denominado “II Trilhos D. Pedro e D. Inês”, que consistirá numa prova de trail com cerca de 15 Km e uma caminhada com cerca de 10 Km.

Trágica história de amor entre D. Pedro e Inês de Castro

Numa altura em que a Peste Negra também devastava vidas em Portugal, surge, quem sabe, a maior história de amor de Portugal. Todos nós conhecemos a trágica história de amor entre D. Pedro e Inês de Castro.

Muitas são as histórias e as lendas contadas sobre este momento marcante da nossa história.

Entre a história e a lenda surge uma que a liga ao Paço, pequena aldeia metida entre os concelhos de Peniche e Lourinhã.
Diz-se que D. Pedro enamorado por D. Inês usava todas as artimanhas para se encontrar com a sua amada longe dos olhares desaprovadores de seu pai o Rei Afonso IV e dos seus apoiantes na corte.

 

Alguns desses encontros aconteceriam quando se instalava no palácio da Serra D’El Rey sobre o pretexto de ir caçar, e não fazia mais o que secretamente visitar a sua amada escondida no Palácio do Moledo.

Para isso, diz a lenda, D. Pedro ferrava o cavalo com as ferraduras ao contrário para que quando saísse pensassem que entrava e vice versa, e, de forma a evitar olhares indiscretos com a ideia e rumo definidos passava com o cavalo a “passo” num local onde posteriormente nasceu esta aldeia.

Trilhos D. Pedro e D. Inês

Este é o mote para este Trail, um percurso agradável por entre trilhos outrora pisados pelo homem primitivo, pelas tribos Celtas, pelas Legiões Romanas de César (que deram o nome ao Planalto das Cesaredas), território de caça de reis e príncipes, e mais recentemente local de encontros entre tropas Francesas e Portuguesas.

Trilhos D

No trajecto vais passar no local onde existiu o Palácio e na aldeia de Pena – Seca que também está ligada à lenda de D. Pedro, que ao ir assinar um documento ficou sem tinta na pena.

Troféu D. Pedro e D. Inês

Para se concorrer ao troféu D. Pedro e D. Inês a inscrição terá de ser obrigatoriamente feita por uma equipa de dois constituída por homem e mulher, onde não haverá distinção de escalão podendo ser os concorrentes de escalões diferentes, no entanto também classificarão na geral individual e aqui no escalão respetivo.

Os concorrentes ao prémio D. Pedro e D. Inês terão que obrigatoriamente atravessar a linha de meta juntos e em caso de lesão ou desistência de um dos elementos o outro poderá continuar em prova concorrendo apenas para a classificação geral.

A meter na agenda o dia 17 de novembro um magnifico percurso de cerca 15km de trail e 10km de caminhada.

Vem conhecer esta pequena e humilde aldeia e as suas gentes de coração enorme.

Inscrições e Regulamento.

Evento 2019.

Página do evento.

Página da organização.

Texto: Telmo Pinto
Fotos: Cedidas pela organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta