Trilhos de S. José uma evasão pelo território Povoense

Trilhos de S. José

Trilhos de S. José 2018 uma evasão de BTT pelo território Povoense

Integrado nas festas concelhias da Póvoa de Lanhoso, os Trilhos de S. José 2018 resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Associação Eventos Tesouros do Ave Desportivo.

Trilhos de S. José

Enquadrado no conceito habitual de passeio de BTT, sem qualquer carácter competitivo, é um evento desportivo com fins turísticos, culturais e de lazer, em que o principal objetivo é disfrutar do prazer de andar de bicicleta em constante comunhão com a natureza, tudo associado ao espírito harmonioso e colaborativo que existe entre a família de betetistas.

Com um percurso de aproximadamente 40 quilómetros, de dificuldade fácil / média, serão percorridos núcleos e caminhos rurais do concelho e singletracks, preparados especificamente para este passeio, com o propósito de surpreender todos os participantes.

O concelho da Póvoa de Lanhoso, situado no coração do Minho, onde as montanhas se fundem com os vales verdejantes, rasgados pelos inúmeros riachos, é detentor de verdadeiras molduras idílicas que por palavras é impossível de descrever.

Por estas razões, somos uma referência para muitos dos praticantes e amantes do BTT, ou não tivéssemos pessoas com vontade e capacidade de delinear e construir os melhores trilhos, tudo em perfeita harmonia com a natureza envolvente.

Ficas desafiado a fazeres uma evasão pelo território Povoense, terra do Castelo de Lanhoso, da Filigrana e da Maria da Fonte.

Castelo de Lanhoso

Castelo de Lanhoso

O Castelo de Lanhoso é, ainda hoje a principal referência monumental e patrimonial do concelho da Póvoa de Lanhoso, assumindo-se como o elemento catalisador e congregador de toda uma comunidade com séculos de história comum.

De facto, a principal dimensão, estratégica e monumental do Castelo de Lanhoso advém-lhe desde logo da sua localização. Implantado no topo do maior afloramento monólito granítico conhecido, tornam esse local praticamente inexpugnável a qualquer ataque pelo uso puro e simples da força, independentemente das armas ou do número considerado.

O local onde encontramos o Castelo de Lanhoso, além de inacessível, permite exercer e aproveitar de forma perfeita um controlo visual sobre uma vasta região, os vales dos rios Ave e Cávado, serpenteada de vias de comunicação, particularmente as que ligavam importantes centros políticos, económicos, sociais e mesmo religiosos como são as antigas Bracara Augusta (Braga) e Vimaranes (Guimarães).

Mais informações e inscrições.
Evento no facebook.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Orlando Fernandes
Fotos: Organização

Parceiros