Ultra Trail Atlas Toubkal
Mais do que um Ultra Trail de 105Km e 6500m de desnível positivo (13000m desnível acumulado) o Ultra Trail Atlas Toubkal (UTAT) é uma viagem por uma região de alta montanha em Marrocos.
Realizado em pleno Alto Atlas, com várias passagens aos 3000m de altitude, tem o ponto mais alto aos 3600m, um pouco abaixo do pico mais alto do Toubkal, aos 4167m. A prova rainha do evento tem 105Km e 6500m de desnível positivo (13000m de desnível total acumulado), mas existem mais 3 provas para quem pretenda disfrutar de experiências menos intensas: 42Km, 26Km e um Challenge que consiste em fazer em 2 dias consecutivos a de 42Km e a de 26Km. Numa região há muito conhecida dos amantes de caminhadas em montanha pelas suas paisagens e de organização francesa, a prova nasceu da visão de 2 amigos franceses, há muito radicados em Marrocos.
A base logística da prova é numa aldeia de montanha aos 2700m de altitude que no inverno é uma estância de ski com várias pistas e meios mecânicos. A organização leva-nos desde o aeroporto de Marraquexe e traz-nos de volta ao fim de 5 dias. A prova de 105Km tem um tempo limite de 36h e a inscrição contempla a estadia em meia pensão num albergue de montanha do Clube Alpino Francês. Durante 4 dias a aldeia, quase deserta nesta altura do ano (Setembro), transforma-se e recebe centenas de trailers e seus acompanhantes, que desfrutam de um ambiente único de convívio. Vive-se e respira-se apenas montanha e Trail.
Já completei por 2 vezes a prova de 105Km. Em 2014 tive a sorte de partilhar a viagem com mais 7 amigos que foram conhecer a surpreendente região do Alto Atlas. Deslumbrante na sua grandiosidade, contrasta com o povo berbere que habita as aldeias perdidas nos vales, inacessíveis a não ser por trilhos. Gente humilde e acolhedora que vive em plena comunhão com a natureza agreste do Atlas, numa economia de subsistência, onde o que não se consegue produzir nos vales férteis irrigados pelos rios, tem de vir de burro em viagens de horas desde a estrada mais próxima. Com um piso muito duro, subidas gigantescas e descidas complicadas, é necessária uma boa preparação física e determinação para terminar este desafio.
No entanto existem várias distâncias para que pessoas com vários níveis de preparação possam disfrutar da experiência.
Muito mais do que um Trail ou Ultra Trail esta é uma viagem que nos transporta a um local que não imaginamos poder existir, onde conhecemos um povo e uma forma de vida que desafia a nossa compreensão e os nossos valores europeus.
Este ano a UTAT realiza-se no dia 29 de Setembro e acaba no dia 3 de Outubro
Mais informações sobre esta prova em: http://www.atlas-trail.com/ultra-trail-atlas-toubkal-eng/
Texto de: Paulo Pires