Trilhos inesquecíveis no 2º Peneda Gerês TrailAdventure 2015

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) abrange território de 22 freguesias distribuídas pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês ou conjunto serrano da Peneda-Gerês”, é o único parque nacional de Portugal e situa-se no extremo nordeste do Minho, estendendo-se até Trás-os-Montes, desde as terras da Serra da Peneda até a Serra do Gerês – daí a sua designação -, sendo recortado por dois grandes rios, o Rio Lima e Cávado. Fazendo fronteira com a Galiza, abrangendo os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre) numa área total de cerca de 70 290 hectares.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.

Logótipo do Parque
É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e etnográfico e pela variedade de fauna (corços, garranos, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais). Estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até a fronteira espanhola.
Inclui trechos da estrada romana que ligava Braga a Astorga, conhecida como Geira. No parque situam-se dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário do Bom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.

Foi neste belo cenário que depois do sucesso da 1.ª edição, o Peneda Gerês TrailAdventure elevou as expetativas da jovem prova, depois de vivida e ultrapassada, o balanço é extremamente positivo. O 2.º aniversário do Peneda Gerês TrailAdventure ocorreu no passado fim-de-semana entre 30 de Abril a 3 de Maio, com mais um conjunto memorável de provas, nas distâncias de 280 kms (oito etapas) – Trail Adventure Starter; 130 kms (quatro etapas) – Gerês Trail Adventure; 70 kms (quatro etapas) – Gerês Trail Adventure Starter, que testou os limites de todos os atletas. O nível competitivo, tanto dos participantes como da organização, foi de tal forma elevado que o Peneda Gerês TrailAdventure é já, sem margem para quaisquer dúvidas, uma prova de referência no trial nacional e Internacional.
A Serra do Gerês foi o refúgio ideal. Centenas de quilómetros percorridos em recursos paisagísticos estonteantes pela sua beleza e dureza; trilhos exigentes e estimulantes, quer pelos diferentes tipos de pisos, quer pela altimetria, ou quer mesmo pelas condições atmosféricas, desafiaram uma vez mais os reais limites dos atletas. A meteorologia foi realmente adversa, no entanto não prejudicou o desenrolar da prova, tendo mesmo posto em evidência características diferentes dos atletas e da própria organização, contribuindo, ironicamente, para o balanço tão positivo da prova.

Na distância dos 72 kms a diferença entre os três primeiros não foi muita, Philippe Linger – Individual – Veterano M45 com 7h59m17s, foi o vencedor, seguido de Gonçalo Torres – Cães D’Avenida – Sénior – 8:09:51 e a ocupar o ultimo lugar do pódio António Pires – GDST – Sénior – 8:15:50, enquanto Pedro Pereira – Sénior representante de “O Praticante” obteve o 27º lugar da Geral / 20º do escalão – com 10:14:04.
Em femininos assistimos à vitória da conhecidíssima Ester Alves – Individual – Sénior – 8:58:20, que deu uma hora à sua adversária classificada em 2º lugar Mariana Delgado – CTAD – Trilhos de Cinfães – Sénior – 09:58:09, com Natalie White – Individual – Sénior – 10:02:59, a obter o 3º lugar, 124 atletas terminaram esta prova.
A hospitalidade das gentes do Gerês foi proporcional à magnitude da prova. As palmas que se iam ouvindo no final das etapas, a alimentação disponibilizada, a logística e a simpatia dos minhotos atestam-no. Facto assinalável foi a presença de atletas de mais de vinte nacionalidades, o que, além de ajudar a elevar o patamar de qualidade da prova, contribuiu para a internacionalização da mesma.
A organização (www.carlossanatureevents.com) liderada pelo conhecidíssimo Ultra Maratonista Carlos Sá, dispensa apresentações, recebe, de facto, nota máxima: abastecimentos contínuos e estrategicamente colocados, correspondendo sempre às necessidades dos atletas, refeições confecionadas com ingredientes necessários para a recuperação dos mesmos, e produtos regionais de altíssima qualidade (a massa à lavrador, a broa de milho, o presunto e até as deliciosas maçãs são disso exemplo).
Está já marcada a 3.ª edição do Peneda Gerês TrailAdventure para a primavera de 2016. Esperam-se grandes trilhos, paisagens soberbas, acérrimos competidores, camaradagem de excelência, apoio logístico condigno e multiculturalismo. A próxima edição desta prova de referência não irá, com toda a certeza, desiludir.
Ficaram os 72 km, um acumulado de 4800m, trilhos inesquecíveis, e o desejo de voltar em 2016 com novo desafio. Não faltem!

Texto: Pedro Pereira
Fotos: Pen San

Parceiros