Clube de Vela Atlântico apura mais dois velejadores para competições internacionais

Duas promessas do Clube de Vela Atlântico (CVA) vão representar Portugal em competições internacionais na Classe Optimist. O jovem Miguel Rouxinol ficou apurado para o Campeonato do Mundo e Pedro Coelho para o Campeonato da Europa. A prova final de qualificação nacional da Classe Optimist realizou-se no passado fim de semana no Clube de Vela Atlântico, no Porto de Leixões. “Esta foi uma organização com grande responsabilidade desportiva já que estavam em causa as decisões relativas à definição da equipa nacional e uma vez mais o sucesso organizativo, no mar e em terra, foi notável”, explica Nuno Amado, diretor do CVA que garante que “a aposta na formação do Clube de Vela Atlântico soma mais um grande sucesso ao qualificar mais dois atletas para competições internacionais.”

Realizaram-se oito excelentes regatas, três delas com vento bastante forte, e as restantes cinco com vento médio. Ficaram assim encontradas as equipas que vão representar Portugal no Campeonato do Mundo, cinco primeiros classificados, e da Europa, classificados entre o 6º e o 9º lugar e as três primeiras femininas, da Classe Optimist.

O Campeonato do Mundo vai realizar-se na Polónia entre os dias 25 de Agosto e 5 de Setembro e o Campeonato da Europa terá lugar em Pwllheli no País de Gales entre os dias 17 e 24 de Julho.

Velejadores CVA na Seleção Nacional
Também nas Classes 420 e Laser um grupo de velejadores do Clube de Vela Atlântico vão fazer parte das seleções nacionais, reflexo dos resultados nacionais com vitórias em todos os campeonatos de Portugal e nos Rankings Nacionais nas Classes 420 e Laser 4.7. Nesta última classe, João Oliveira e Gonçalo Peixoto, respetivamente 1º e 2º do Ranking Nacional, vão estar presentes no Campeonato do Mundo que se realiza em Medemblik na Holanda no próximo mês de Agosto. Também Diogo e Pedro Costa, campeões nacionais absolutos, Francisco Maia e Rui Oliveira, campeões nacionais juniores masculinos, Miguel Santos e Manuel Pimenta, campeões nacionais Sub-17 e ainda Miguel Rothes e Manuel Pessanha estão já a preparar a sua participação no Campeonato do Mundo da Classe 420, que se realiza dentro de um mês em Karatsu no Japão. As campeãs de Portugal Júnior, Mafalda Pires de Lima e Marta Melo, vão representar Portugal no Campeonato do Mundo da Juventude no próximo mês de Dezembro em Langkawi na Malásia.

A aposta do Clube de Vela Atlântico na formação está a dar os seus frutos, quer no aumento de alunos nas escolas de formação, que está praticamente a perfazer as 100 inscrições, quer em resultados desportivos. “ Em 2015, o Clube de Vela Atlântico foi de longe o clube com melhores resultados a nível nacional para além do facto de ser dos poucos que tem representatividade em todas as classes”, garante Miguel Pinheiro, responsável pela equipa de formação do Clube.

Parceiros