Vela, equipa parte para os Jogos Olímpicos Tóquio2020

Diogo Costa e Pedro Costa - Foto: João Costa Ferreira - Osga_Photo
Irmãos Diogo e Pedro Costa levam na Vela, o Porto, Matosinhos e V.N. Gaia até Tóquio2020.
Evento realiza-se amanhã, 8 Julho às 12 horas, na Douro Marina, com a presença dos Presidentes da Câmaras Municipais do Porto, Matosinhos e V.N. Gaia.
Texto: António Barros
Foto: João Costa Ferreira – Osga_Photo
Equipa Olímpica da vela parte para os Jogos Olímpicos com os irmãos Costa
Os vice-campeões do Mundo da Classe 470, Diogo Costa e Pedro Costa, são dos primeiros atletas olímpicos a partirem para Tóquio, entrando em competição no dia 28 julho até 5 de agosto.
A cerimónia vai ser assinalada num evento que conta com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto – Rui Moreira, da CM Matosinhos – Luísa Salgueiro e da CM V.N. Gaia – Eduardo Vítor Rodrigues.
Naturais do Porto, residentes em Matosinhos, os representantes do clube We Do Sailing de Gaia, levam nas velas nacionais estes 3 municípios até ao Japão.
Os irmãos Costa partem com ambições para um bom resultado olímpico, num ano em que se sagraram vice-campeões do Mundo e ocupam terceiro lugar no ranking mundial da classe 470.
A vela é uma modalidade emblemática associada à história do nosso país, tendo sido a primeira a conquistar uma medalha de prata olímpica para Portugal em 1948, em Londres por Duarte Bello e Fernando Bello numa embarcação swallow.
DIOGO COSTA E PEDRO COSTA
Diogo e Pedro Costa são dois irmãos que praticam vela desde os 6 anos.
Apesar de não terem ambições de competição na altura, acabaram por se juntar como tripulação no final do ano de 2012.
Em 2015 e 2016 sagraram-se Campeões Nacionais da Classe 420, Campeões Nacionais de Match Racing sub23 e até Campeões do Mundo em Classe 420.
Em 2017 participam no Europeu júnior de 470 (classe olímpica), onde conseguem o décimo primeiro lugar.
Em 2021, tornam-se Vice-Campeões do Mundo da classe olímpica 470, e passam assim para o terceiro lugar do Ranking Mundial, posição que ocupam atualmente.
Diogo, o mais novo dos representantes da Vela em Tóquio, estuda Engenharia Informática e Computação na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e Pedro é já licenciado em Engenharia Civil.