VIANA COM O RIO LIMA COMO PANO DE FUNDO

Foto: EventSport
A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo S.A e a EventSport, em colaboração com o Centro de Cultura e Desporto da APDL, organizaram a 1ª edição da Corrida Porto de Viana, com o apoio média de OPraticante.pt
O evento teve como finalidade de estimular a prática desportiva como elemento da promoção da saúde e da qualidade de vida a todas as pessoas.
Leia também
PORTO DE VIANA A TUA NOVA CORRIDA
Fonte: Helena Santos // OPraticante.pt
Fotos: EventSport
Corrida Porto de Viana
A 1a Corrida Porto de Viana, realizou-se no dia 20 de Maio pelas 17horas.
Este evento esteve inserido no Dia do Porto de Viana, tal como, na Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023.
A todos que desejassem participar no evento, podiam escolher entre a corrida cronometrada de dez quilómetros e ainda a caminhada sem fins competitivos na distância de cinco quilómetros.
Manuela Machado, atleta e campeã mundial da maratona foi madrinha desta primeira edição.
Alfredo Rocha, foi o padrinho, é atleta e treinador no Centro de Cultura e Desporto da APDL.
Percurso com passagem da Ponte Eiffel e pelos estaleiros navais
A Corrida Porto de Viana teve partida no Porto de Viana e chegada junto ao Jardim da Marina.
Os primeiros quilómetros da prova decorriam dentro do Porto de Viana, de seguida os atletas percorriam a Avenida do Cabedelo e Avenida D. Afonso III até fazerem a travessia da Centenária Ponte Eiffel.
Já do outro lado da margem e sempre com o Rio Lima como pano de fundo percorriam algumas artérias, passando na Alameda 5 de Outubro junto ao Navio Gil Eanes, até entrarem na Avenida do Atlântico e de seguida na Avenida Cabo Verde.
E como não é todos os dias que se pode correr dentro das oficinas dos estaleiros navais… foram percorridos alguns quilómetros pelas artérias da área portuária e ainda no interior dos WestSea Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
Após a passagem pelos estaleiros, seguia-se pela Rua dos Estaleiros, pela Av. Campo do Castelo junto ao Forte de Santiago da Barra, mais à frente voltavam a entrar na Alameda 5 de Outubro, onde estava a meta junto ao Jardim da Marina.
O percurso da Corrida Porto de Viana, é muito rápido excelente para boas marcas, raros são os pontos de subida que os atletas têm pela frente.
Quanto às vistas nem se fala, sendo o percurso quase sempre lado a lado com o Rio Lima e em certas partes tem toda a cidade de Viana do Castelo como pano de fundo e o monte de Santa Luzia e o seu Santuário.
Miguel Ribeiro vence Corrida Porto de Viana
O grande vencedor desta prova foi Miguel Ribeiro do Olímpico Vianense. O atleta do clube de Viana de Castelo terminou a prova com 30:01min.
A completar o pódio ficaram Ricardo Dias do Olímpico Vianense com 30:27min e Hugo Santos do SC Salgueiros com 30:57min.
Mónica Silva vence na vertente feminina
Na vertente feminina a vencedora foi Mónica Silva do C.D.S Salvador do Campo que cortou a meta isolada com 34:43min.
A completar o pódio ficaram Laura Silva do C.D.S Salvador do Campo com 35:21min e Sara Carvalho do RD Águeda com 37:03min.
OPraticante.pt
Helena Santos esteve a representar a nossa equipa e terminou a prova em 01:05:55 (425º Geral / 40º Juniores/Seniores).
É tão fácil fazer as coisas bem
Mais uma vez, a EventSport apresenta uma excelente capacidade organizativa quer no local de partida, quer de chegada da prova colocou todas as valências que os atletas devem ter quando vão participar numa prova de atletismo.
Os atletas tiveram ainda autocarros ao dispor desde o secretariado até ao local de partida da prova.
Secretariado que não permitia muito tempo de espera na hora de levantar o dorsal.
No que toca à organização no percurso, nada de errado se pode apontar com várias placas informativas ao longo deste com informações e quilometragem.
Após a prova, para além das medalhas de finisher, tinham um abastecimento de águas, banana, barra de cereais e cerveja à descrição.
Animação ao longo do dia
Como a corrida estava inserida no Dia do Porto de Viana, vária foi a animação antes e depois da prova, com muita música ao vivo e insufláveis para os mais pequenos.
Ainda houve a oportunidade de visitar o Navio Gil Eanes que esteve aberto para que todos os que quisessem o visitassem.