Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Voleibol Sentado

voleibolO Voleibol Sentado esteve presente no Parque de Exposições de Braga (Palácio de Exposições), como modalidade de demonstração, no decorrer do XI Torneio de Atletismo de Pista Coberta, competição destinada a alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de escolas e instituições, organizada pela Coordenação Local do Desporto Escolar de Braga (CLDE Braga) em colaboração com a Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI) e a Associação de Atletismo de Braga (AAB).

Carlos Dias, Coordenador Nacional do Voleibol Escolar, explanou os objectivos do XI Torneio de Atletismo de Pista Coberta:
“Esta iniciativa da CLDE Braga – Desporto Escolar, com a colaboração da ANDDI e da Associação de Atletismo de Braga, surge como resposta a algumas solicitações que foram apresentadas no sentido de dar continuidade à experiência dos anos anteriores, de realizar uma competição de Atletismo para esta população especial, com características de estabelecer a superação, mas sem classificações.
Nesta edição, contámos com a participação de cerca de 430 alunos, oriundos de 27 escolas e instituições.
Este Torneio para muitos dos presentes foi uma primeira experiência de competição de atletismo, enquanto para outros foi uma oportunidade de renovar a experiência, aperfeiçoar anteriores prestações e rever amigos de outras escolas.
Os grupos de alunos/atletas estão divididos por sexo, escalão etário e tipo de deficiência e com as regras e adaptações necessárias às diferentes condicionantes dos atletas participantes”.

O convite à Federação Portuguesa de Voleibol surgiu na continuidade de outras iniciativas anteriores e teve como objectivos a divulgação da modalidade e a promoção de uma actividade física demonstrativa/ocupacional para os alunos que estariam fora de competição.

“Todo o leque de actividades desenvolvidas para este tipo de população são consideradas como nucleares para o desenvolvimento de competências físicas e mentais, bem como, de uma forte componente social, de integração no meio e promoção de competências afectivas. O entusiasmo e a forma como abraçaram o Voleibol Sentado dá indicadores claros que o prazer de jogar e a promoção de algumas competências socioafectivas e físicas estão de mãos dadas. É uma modalidade muito bem recebida por todos os agentes educativos. Este torneio é um dos momentos mais esperados para muitos dos nossos alunos e este ano o Voleibol Sentado fez parte integrante deste momento festivo”, concluiu.

O Voleibol Sentado, membro do Comite Parali mpico de Portugal (CPP), tem já agendadas mais actividades para o próximo mês:
5 de Março (sábado) – Demonstração – Olisipíadas Lisboa
9 de Março (quarta-feira) – Dia Paralímpico na Escola CPP – Gondomar
12 de Março (sábado) – Demonstração – Olisipíadas Lisboa
15 de Março (terça-feira) – Coloquio Dia Paralímpico na Escola CPP – Gondomar
16 de Março (quarta-feira) – Actividade (prática com os alunos das escolas envolventes) no Dia Paralímpico na Escola – CPP Gondomar
23 de Março (quarta-feira) – Actividade conjunta com a AVAL – Castro Verde
31 de Março (quinta-feira) – Demonstração no estabelecimento de ensino Infancoop – Caldas da Rainha

O processo de inscrição no Voleibol Sentado pode ser efectuado através do site oficial, onde está disponível toda a informação sobre este projecto federativo.

Texto: FPV
Foto: ANDDI

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta