XVI Campeonato ORMEI
A quarta prova do XVI Campeonato ORMEI – 2015/2016, aconteceu no passado dia 05 de dezembro pelas 10:00, no Funkart em Boleiros – Fátima.
Tiveram 4 convidados, que com os 16 inscritos perfez 20 pilotos. Devido a algumas faltas de última hora e tendo ficado reduzidos a 20, correram todos em 3 mangas de 20 pilotos, em vez de utilizarem o formato ABCD.
Por decisão da maioria dos pilotos, foi utilizado o sentido normal, em vez do invertido, devido a este ter algumas zonas perigosas. Falou-se ainda participação dos pilotos ORMEI na TIT que se vai realizar em Janeiro, tendo a adesão sido significativa, estando já a equipa inscrita.
A primeira manga foi o regresso de Rui Jaime aos karts após 6 meses de ausência. Os treinos correram razoavelmente, sentiu algumas dores no tornozelo mas nada significativo. O resultado é que podia ter sido melhor, mas foi obtida a 9ª posição a menos de 1 segundo do primeiro. Quanto ao primeiro foi o Carlos Costa com o Kart que veio a verificar-se o “às de trunfo”. Seguiu-se o António Baptista, Rui Miranda e Dário Garcia. Antes da partida muita demora para “arranjar” alguns karts com “problemas”, sendo um deles o do Carlos Costa que perdia gasolina. Foi duas vezes às boxes e o problema não ficou resolvido.
A partida foi muito “controlada”, tentando não perder o bico, o que foi conseguido. Um pouco mais à frente, devido a um pião depois da recta da meta, Rui Simões segue pela trajectória exterior, ainda dando um ligeiro toque com a roda traseira, e o Francisco Pereira aproveita a trajectória interior e ganha-lhe a posição. Uma ou duas voltas depois, o Carlos Costa segue mais lento, e na ultrapassagem o kart de Rui engasga-se e Manuel Castanheira passa-o. Ainda assim Rui acabou por não perder nenhuma posição, mas por sua vez Rui já podia ter ganho duas. Mais umas voltas, o Ruben perde o bico, Rui ao desviar-se, vai à terra, tendo sido o Bruno Sabido a passar-lhe. 8º lugar final que podia muito bem ter sido um 4º. Vitória para o Rui Miranda, seguido pelo Dário Garcia e António Baptista.
Novos treinos, novo kart, sendo que a ideia deste não era muito boa e logo na saída das boxes Rui apercebeu-se disso pois o kart não curvava decentemente. Entrou nas boxes para verificar a pressão dos pneus e melhorou significativamente, mas a “fera” não era a melhor. Era vê-los passar até ao 17º, com mais de 2 segundos de diferença para o primeiro.
Partida quase do final e muito calma. Não teve grande história somente a perca do bico de um kart que seguia atrás do Rui e nada mais. 14º lugar final com a ajuda das desistências do Rui Miranda e Dário Garcia logo no início. O vencedor foi o Ruben Durão, seguido pelo António Baptista, pelo convidado Nuno Pais e Manuel Castanheira.
Depois do 16 e 17, segue-se o 18. Pressão de pneus novamente errada, mas controlável. Desta vez Rui obteve a 8ª posição a 1 segundo do primeiro, Rui Miranda seguido pelo convidado Luís Proença, Ruben Durão e Manuel Castanheira.
Nova partida cautelosa tendo uns perdido alguns lugares e ganho outros lugares com a perca de bicos. Alguma disputa mas sem possibilidades de ultrapassar, levou Rui ao 7º lugar final. Vitória do Rui Miranda seguida pelo convidado Luís Proença, João Seguro e Francisco Pereira.
Devido à prova ROTAX se ir deslocar a Palmela no dia 13 de Fevereiro, alterou-se a ordem das provas sendo a próxima Palmela e a seguinte Batalha, pelo que, se não for antes, esperamos vê-los no próximo dia 09 de Janeiro, sábado, pelas 09:15, no KIP em Palmela, para mais uma corrida deste nosso XVI Campeonato ORMEI 2015/2016.