Coluna Dto
Coluna Esq

17º Passeio do Brogal

IMG_0180Um passeio cheio de grande tradição

O Brogal é uma localidade da União das Freguesias de Parceiros e Azoia do concelho de Leiria, o qual é reconhecido com diversas tradições, uma gastronomia variada, sendo o concelho de Leiria é historicamente rico, como o testemunham o castelo da cidade e o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, dispondo ainda na sua região as Termas de Monte Real, às praias como a do Pedrógão, da Lagoa da Ervideira e da mata municipal de Marrazes, ficando ainda relativamente perto, das históricas cidades de Coimbra, Tomar, Torres Novas e Santarém.

E foi neste domingo 8 de maio, que fomos participar nas pedaladas do 17º Passeio do Brogal, um evento que fazia parte do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), numa organização da Associação Recreativa “Amigos do Brogal”.

Com as condições climatéricas a não serem nada favorável para a prática do ciclismo, já que o dia que antecedeu choveu imenso, como ainda ao longo da noite, deu origem a que muitos dos inscritos optassem por não comparecer, porem, muitos foram os acabaram por participar, com um pelotão a ser composto por 137 amantes da bicicleta, alguns oriundos de bem longe, caso de Oliveira do Hospital, o do Crato, dando assim origem a um pelotão bastante colorido, e animado.

O passeio teve inicio pelas 9.30, pela frente 60 quilómetros com passagem por; Cruzeiro de Parceiros, Vale Poços, Amor, Água Medeiros, Paredes, Burinhosa, Martingança, Cerca, Maceira, Parceiros, e Brogal, onde a caravana chegou cerca das 12,30, depois de ter feito também uma paragem de abastecimento no Parque de Merendas da Portela, com direito a água, fruta, sumos e bolos.

Olhando o evento:

Brogal, é terra de tradições cicloturistas, com o concelho de Leiria como pano de fundo, neste magnifico passeio, na excelente receção feita a todos os participantes, apenas temos para dizer, parabéns, e força para continuarem este magnifico trabalho. Um passeio sem dúvida muito bom, muito bonito, marcado apenas com alguma chuva durante o trajeto já muito perto da zona de abastecimento, mas nada que impedisse os cicloturistas de pedalarem e confraternizarem, fazendo assim a festa do cicloturismo, num passeio percorrido a velocidade propícia da modalidade, e acessível a todos.

Rui Santos, presidente da Associação Amigos do Brogal falou no final á nossa reportagem ao qual dizia: “O passeio em sim foi bom, São Pedro ajudou-nos, tivemos o problema da noite e do dia anterior que fez fugir alguns participantes, mas mesmo assim não deixamos de ter muitas pessoas a pedalar, para nós foi muito bom, já que as pessoas tem andado a fugir para um lado e para o outro, por haver muitos passeios”. Como mensagem final dizia; “Primeiro que tudo a todos os que estiveram, presentes, foram uns heróis, conseguiram contrariar alguns que ficaram em casa, mesmo das próprias equipas que marcaram presença, a esses o nosso muito obrigado, aos outros, visitem o Brogal que é um passeio a ter em conta, muito bonito e que vale a pena”.

E vale sem dúvida a pena participar neste passeio de tradição, bom percurso, boa organização, boa receção, e um convívio final tarde dentro espetacular, mas para que tudo isto possa acontecer, terá de haver sempre uma grande equipa por trás do evento, com alguém a esmerar-se por dar sempre o seu melhor, com muito amor á camisola, e esses também tem de ser reconhecidos, o caso de Rui Santos o presidente da Associação Amigos do Brogal que foi também condecorado com um diploma de Sócio de Mérito da FPCUB pela sua dedicação na modalidade. Não podemos esquecer também de referenciar e agradecer mais uma vez, o reconhecimento desta Associação ao nosso trabalho em prol da modalidade, com mais uma placa de homenagem, a mesma é também dedicada a todos os cicloturistas, já que são eles os heróis da estrada, proporcionando sempre boas pedaladas.

E o evento terminou, com um grande almoço convívio tarde dentro, com uma excelente sopa da pedra, depois servido uma suculenta carne de porco, não esquecendo os tradicionais carapaus fritos, especialidade da festa.

Com os votos de bons passeios, boas pedaladas, despedimo-nos até ao próximo domingo, desta vez em Lisboa, na zona de Alvalade, onde o tradicional passeio país, filhos e avós, promete muitas e fortes pedaladas.

Parabéns Associação Amigos do Brogal por mais este grande momento.

Texto: José Morais
Foto: Helena Morais

 

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta