Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Medalha de Bronze conquistada por Raquel Brito

Chegou ao fim o primeiro dia da Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2018, com Raquel Brito a ser a Judoca Portuguesa em destaque ao conquistar a Medalha de Bronze da categoria -48 kg.

A nível coletivo, a Seleção Italiana dominou o primeiro dia com 5 Medalhas de Ouro, 3 de Prata e 3 de Bronze (no setor feminino, as atletas italianas subiram ao lugar mais alto do pódio em todas as categorias).

Ao longo dos dois dias de prova, o Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia recebe 416 Atletas (241 masculinos e 175 femininas) em representação de 28 países.

Portugal participa com 129 jovens judocas.

Esta tarde cumpriu-se o Bloco de Finais, com a presença de 2 Portugueses:

O destaque do primeiro dia vai para Raquel Brito

Raquel Brito (-48 kg) começou da melhor forma ao eliminar a israelita Romi Dori por ‘ippon’ em apenas 20 segundos.

No segundo combate, perante a sueca Tova Granberg, a jovem lusa começou em desvantagem, tendo sofrido um ‘wazari’. Raquel não desistiu e conseguiu seguir em frente na prova com um ‘ippon’.

O combate dos quartos-de-final, contra a azeri Aytaj Gardashkhanli, estendeu-se até aos 8 minutos sem alteração no marcador. Numa altura em que as duas judocas estavam empatadas em penalizações (duas para cada lado), foi a Atleta do Azerbaijão a cometer o erro decisivo (terceiro ‘shido’) que valeu a vitória à portuguesa.

Cedeu na semifinal, contra a italiana Assunta Scutto, sendo incapaz de evitar o ‘ippon’ da adversária.

No seu último e derradeiro combate, contra a italiana Sara Russo, a jovem lusa entrou determinada, conseguindo um ‘wazari’ que transitou para a imobilização da adversária e consequente ‘ippon’. Com este resultado, Raquel Brito conquista a Medalha de Bronze.

Com este resultado a jovem judoca faz história ao tornar-se a primeira Cadete do Sport Algés e Dafundo apurada para o Campeonato da Europa do escalão.

Raquel Brito

Raquel Brito declarou

Quando cheguei a esta prova, o meu treinador disse-me que a partir daqui era tudo fruto do meu trabalho e era uma decisão minha, seguir com o coração e com o Sport Algés e Dafundo nas costas.
Ele disse que nós tínhamos dois objetivos: um, ser a melhor portuguesa e dois, ganhar uma medalha.
Consegui completar os dois objetivos, por isso estou muito feliz.
A adversária mais difícil que enfrentei no meu percurso foi a do Azerbaijão, que cheguei a mais ou menos 10 minutos de luta, foi exaustante.
Como fui convocada para o Campeonato da Europa vou tentar lutar por uma medalha e tirar o melhor resultado possível.

Francisco Soares termina num honroso 5º lugar

Francisco Soares (-55 kg) estreou-se com um combate equilibrado contra o italiano Valerio Ferro, decidido apenas em ‘ponto de ouro’ com um ‘wazari’ a favor do português.

Na ronda seguinte, eliminou o norueguês Morten Rein por ‘ippon’ em 1 minuto e 24 segundos.

Nos quartos-de-final, dominou por completo o confronto contra o italiano Giuseppe De Tullio, tendo marcado um ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final, em apenas 53 segundos.

Na semifinal não conseguiu ultrapassar o russo Sergei Bogoslovskikh que pontoou o ‘ippon’.

Na luta pelo Bronze, o jovem português voltou a ceder, por ‘ippon’, perante o italiano Vincenzo Skenderi. Com este resultado, Francisco Soares termina num honroso 5º lugar.

Destaque ainda para os sétimos lugares de Teresa Santos (-48 kg) e André Diogo (-55 kg).

António Saraiva

O balanço, para mim, é positivo

Sendo a última prova antes do Campeonato da Europa e uma prova importante para alguns atletas fazerem os mínimos, estou satisfeito porque houve atletas a conseguirem esse objetivo.
O balanço, para mim, é positivo.
Apesar de conquistarmos só uma Medalha, também alcançamos quintos e sétimos lugares, e tendo em consideração os países que estão aqui, estivemos muito bem.
Amanhã também vai haver atletas que já medalharam em juniores e penso que em cadetes vão fazer os mínimos para o campeonato da europa. Merecem, trabalham bem.” declarou António Saraiva – Treinador Nacional.

Amanhã, domingo, último dia de competição, entram nos tatamis os restantes 59 Atletas Lusos, com os combates a terem início às 10h00.

Resultados actualizados.

Texto: Analima
Fotos: EJU / Rui Telmo Romão

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta