Carlos Augusto “Carpe Diem” – Aproveita o Momento

Carlos Augusto

O Praticante teve a oportunidade de falar com Carlos Augusto um bttista de 32 anos que vive na zona de Condeixa-a-Nova, uma das bonitas zonas para a pratica de modalidades ao ar livre, pois faz fronteira com a Serra do Sicó.

Carlos até há 5 anos atrás sofria de Obesidade Mórbida mas conseguiu voltar a “viver” fazendo uma redução de estômago e praticando BTT o que têm sido um forte aliado para manter a sua condição física e onde consegue pôr à prova os seus limites e ser recompensado com magnificas paisagens.

Entrevista

Como era o Carlos de antigamente?

O antigo Carlos era um jovem de 160kg, divertido por forma de tentar ser integro, mas que vivia sempre fechado em casa, é complicado alguém que é bastante diferente ter prazer em socializar, ser olhado de lado, mesmo que não por mal é algo constrangedor.

carlos-augusto

O que mais gostava de fazer na altura?

Gostava muito de estar em casa, no meu cantinho, a ver TV ou agarrado ao computador, sair era só o indispensável.

Como começou a grande mudança e porque?

Desde muito pequeno sempre fui o gordo, mas com o passar do tempo a saúde foi ficando pior. Com 22 anos comecei a tomar medicação para controlar a tensão. As costas doíam… e fazer esforços era muito difícil… Movimentar um corpo de 160kg não era tarefa fácil. Até que ao final de 4 anos a ser seguido em consultas de Obesidade, a opção mais viável que me deram foi redução de estômago, resolvi arriscar e submeter-me. A redução de estômago não é uma cura é uma oportunidade, se não mantiveres uma alimentação equilibrada e o exercício físico, voltas ao mesmo, e isso não quero.

carlos-augusto03

Quando nasceu a sua paixão pelo desporto e por quais modalidades?
Como disse o exercício físico é fundamental para me conseguir manter na linha, sempre gostei de bicicletas, desde muito pequeno que ia dando umas pedaladas, mas 10km já era muito sofrimento, comecei por fazer caminhadas de forma a ir fortalecendo os músculos e a melhorar a condição física, mas há 2 anos atrás resolvi comprar uma bicicleta de BTT de roda 29 e dar umas voltas, desafiado por amigos comecei a ir sofrer um bocado para a serra do Sicó… e o bichinho ficou… Quando não tenho provas costumo também acompanhar um grupo de caminhadas por serras e montanhas, uma forma diferente de respirar o ar puro e sentir a natureza. Mas a verdadeira paixão é o BTT, pratico também ciclismo de estrada por forma a completar melhor o treino, mas o BTT é mais desafiante, muito mais técnico, adoro ir num bom singletrack a disfrutar dos trilhos, da paisagem e a sentir a adrenalina a correr pelas veias.

carlos-augusto02

Desde que começou a praticar desporto, alguém ou alguma equipa o apoiou?

Este ano tive convite de um amigo a integrar a equipa BlackBulls / Clube de Condeixa / CNI / Neutura. Os Blackbulls Cycling Team surgiram da vontade de fundir três grupos de BTT, que eram constituídos maioritariamente por atletas residentes no Concelho de Montemor-O-Velho e Condeixa-a-Nova
Este Núcleo treina nos trilhos (BTT) e estradas (ciclismo de estrada) da Região Centro, participando e competindo a nível regional e nacional.
O Núcleo tem como objetivos principais promover o desporto ao ar livre e o respeito pela Natureza, atrair novos atletas para a modalidade, divulgando os trilhos do nosso Concelho e promovendo as suas paisagens naturais e o seu património cultural mais relevante.

carlos-augusto01

Quantos quilómetros percorre de bicicleta por semana?

Por semana faço aproximadamente 400km de bicicleta entre treinos e provas, só não faço mais porque não há tempo.

Voltava a ser o mesmo Carlos de antigamente?

O Carlos de antigamente nunca mais vai voltar, pois este gosta de viver e sentir o que é estar vivo.

Parceiros