Os melhores do mundo já surfam nos Azores
Jake Paterson - Foto WSL Masurel
O Azores Airlines World Masters Championships, que junta 27 estrelas da modalidade, já arrancou a todo o gás na Praia de Santa Bárbara.
Azores Airlines World Masters Championships
O Azores Airlines World Masters Championships decorre entre 18 e 23 de setembro, na praia de Santa Bárbara, Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, e junta 30 ex-campeões mundiais que são, atualmente, as grandes referências para a comunidade surfista e que vão pôr os olhos do mundo, principalmente dos aficionados do surf, nos Açores.
Em disputa vão estar três categorias.
A Masters inclui atletas dos 45 aos 55 anos e a Grand Masters abrange surfistas com mais de 55 anos.
Além destes dois títulos, o Azores Airlines World Masters Championshipss recebe, pela primeira vez, atletas femininas. A australiana Layne Beachley, sete vezes campeã, e Frieda Zamba, dos Estados Unidos, e detentora de quatro títulos mundiais, são as favoritas da competição.

Expetativas estão bastante altas
Sunny Garcia, Tom Curren, Derek Ho, Simon Anderson e Jake Paterson foram apenas alguns dos veteranos a darem show nas águas açorianas. Depois de tantos prémios conquistados durante anos em competições profissionais, as expetativas estão bastante altas, com todos os atletas a lutarem por mais um importante título nas suas carreiras.
Este é o primeiro campeonato onde o prize-money é igual para homens e mulheres e as atletas entram hoje, às 10h45, na água para mostrarem por que razão estão entre as melhores do mundo.
A competição arrancou ontem às 11h00 (12h00 em Lisboa) com todos os atletas das categorias de Masters (45 a 55 anos) e Grand Masters (+55 anos) a medir forças, pela primeira vez, nas ondas de Ribeira Grande.

O espetáculo de ondas começou com Sunny Garcia, do Hawai, e Luke Egan, da Austrália. Ambos os surfistas demonstraram um bom surf mas foi o australiano que levou a melhor e acabou a bateria com 12.10 pontos.
O americano Tom Curren e o australiano Gary Elkterton encontraram um mar difícil. O lendário Curren mostrou garra nas primeiras ondas e venceu Gary com um score de 6.30 pts. O australiano terá mais duas oportunidades de brilhar contra o compatriota Shane Beschen e o australiano Matt Hoy.
Damien Hardman (AUS) mostrou a força dos velhos tempos ao terminar com 11,83 pontos contra o havaiano Derek Ho.
No quarto heat do dia, o português João Alexandre “Dapin” mostrou um surf consistente durante a bateria e venceu Dave Macaulay com uma classificação de 10,16 pontos.

Surpresa do dia
Mas a surpresa do dia ficou para o último heat da categoria de Masters. O australiano Jake Paterson, atleta mais novo do grupo em competição, destacou-se com a melhor onda (8.83 pts) e score do dia (14.70 pts). O brasileiro Fabio Gouveia ficou relegado para segundo plano com 4,13 pontos.
Nos Grand Masters, o australiano Rob Bain dominou as duas baterias e conquistou o primeiro lugar contra Ian Buchanan (NZL), campeão de Grand Masters, e Glen Winton (AUS). Simon Anderson (AUS) reclamou a vitória contra os havaianos Michael Ho e Buzzy Kerbox.

Hoje, quarta-feira, o arranque para a prestação feminina está previsto para as 10h45. Os atletas de Masters e Grand Masters retomam a competição pelas 13h00 (14h00 em Lisboa).
Evento no facebook.