Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

A origem do nome “Sardoal” e a ligação ao Sardão

Perdem-se na bruma do tempo as origens da Vila de Sardoal e a proveniência do seu nome. Contudo, as Armas do Município contêm um sardão verde, sendo inegável a ligação do lagarto, enquanto animal, ao Concelho.

Brasão da Vila do Sardoal
Brasão da Vila do Sardoal

O nome do TrailTerras do Sardão” provém dessa mesma ligação, estando enraizada pelos sardoalenses a ideia da existência de muitos sardões no Concelho.

A ideia de que o nome “Sardoal” resulta da abundância de sardões (lagartos) na zona, está cimentada com a figuração de um desses répteis no brasão do Concelho, o que já acontecia no selo antigo que tem inscrita a data de 1500.

Também no diálogo retratado por Gil Vicente na “Tragicomédia Pastoril da Serra da Estrela” há referências ao Sardoal e ao lagarto: “Peço-vo-lo que canteis à guisa do Sardoal” e “Queria antes ser lagarto, pelos Santos Evangelhos”.

No portalSardoal com Memória” , Manuel Luís Gonçalves refere que o topónimo ´Sardoal` pode também “resultar da influência na zona do povoamento vegetal e da predominância de espécies como o sobreiro, a azinheira e o carrasqueiro.

Caracterização do Concelho

O concelho de Sardoal, sendo um dos concelhos do Médio Tejo mais a norte do distrito de Santarém e no interior do País, faz fronteira a sul e a oeste com o concelho de Abrantes, a este com o concelho de Mação e a norte com o concelho de Vila de Rei. Pela sua localização geográfica encontra-se na confluência de três regiões distintas: Ribatejo, Alentejo e Beira Baixa, às quais foi buscar as raízes da sua identidade cultural.

Com cerca de 92 km2 e quase 4.000 habitantes, O Sardoal não é um concelho grande, mas é um concelho que possui um património histórico, arquitetónico, religioso e cultural muito rico. É constituído por quatro freguesias: Alcaravela, Santiago de Montalegre, Sardoal e Valhascos, tendo sido elevado a vila em 22 de setembro de 1531, por carta régia de D. João III.

Trail “ Terras do Sardão ”

E é neste contexto que se realizará a 16 de setembro mais uma edição do Trail “ Terras do Sardão ”, por trilhos, caminhos e veredas, o Trail “ Terras do Sardão ” passará por várias zonas emblemáticas, nomeadamente a barragem da Lapa, os Moinhos de Entrevinhas, a Zona de Lazer da Rosa Mana e o Centro Histórico da Vila de Sardoal.

O Trail “ Terras do Sardão ” é já uma referência em toda a região centro.

Texto / Fotos: Gabinete Comunicação Município Sardoal

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta