Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Prova do Sal ou sem Sal

No passado dia de Portugal, 10 de Junho de 2016, realizou-se mais uma edição da Prova do Sal na Praia dos Moinhos, em Alcochete.

prova-do-sal02

Prova que decorre na sua grande maior parte dentro Zona de Proteção Especial do Estuário do Tejo, em plenas salinas do Samouco as quais são geridas pela Fundação para a Proteção de Gestão Ambiental das Salinas do Samouco.

Praia dos Moinhos em Alcochete

Para apanhar sol, para caminhadas ou para adeptos de exercício físico ao ar livre e de desportos de vento, a Praia dos Moinhos é, cada vez mais, reconhecida como um espaço de eleição e tem vindo a registar a presença de um número crescente de adeptos de kitesurf que apontam esta praia como um dos melhores locais para a prática e aprendizagem da modalidade.

Um vento regular e uma água lisa com baixa profundidade são as principais características desta Praia que conta com a presença de duas escolas no seu areal: a Alcochete Extreme e a Alcochete Aktivo que, ao longo do ano, promovem iniciativas diversas desde travessias no Tejo em paddle surf, corridas, provas de aquatlo, para além das aulas regulares que promovem.

A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Alcochete têm igualmente apostado na melhoria das condições desta área com a colocação de um percurso pedonal ao longo do areal, de uma estação de vitalidade que reúne um conjunto de equipamentos para a prática desportiva (uma estrutura com remo, uma bicicleta, uma passadeira, uma plataforma de repouso, uma barreira fixa, um apoio de braços e um arco de suspensão) e de um Bike Skate Parque, um equipamento que atrai jovens adeptos de desportos radicais podendo, desta forma, praticar num espaço do Concelho, manobras de skate ou em patins em linha.

prova-do-sal01

A prova com ou sem Sal

Participaram cerca de 300 atletas, que se repartiram entre a corrida dos 10km e a caminhada.

O percurso da Corrida do Sal são 10 km em terreno plano, de ida e volta, com o início da prova no areal da praia dos Moinhos de Alcochete as 11H00, após cerca de 1 km de prova um desvio para a zona da salinas, percurso que segue os tanques das salinas até ao Samouco, em superfície de areia e terra batida.

Durante o percurso passa-se duas vezes pela parte inferior da Ponte vasco da Gama, e é na segunda passagem, que mais uns quilómetros a frente se depara um enorme desafio, mais de dois quilómetros de área da praia para percorrer.

Mesmo ao terminar a terra batida das salinas segundo ponto de abastecimento, o que permite entrar mais fresquinho na areia da praia, vislumbrando-se ao longe a bandeiras e a azáfama de familiares e amigos ansiosos por ver o primeiro atleta a chegar a meta.

Esta prova é singular, é um trail bem diferente dos que encontramos, dos dez quilómetros, quatro são em areia da praia, o que torna um desafio bem arrojado para os menos treinados, é uma prova a não perder para quem quer experimentar novas sensações.

Para os três primeiros classificados e vencedores por escalão, o prémio foi “Flor de Sal”, e para todos os atletas que participaram Sal, das salinas do Samouco.

As classificações

A tabela classificativa foi liderada no masculino por Luís Fernandes do Clube de Praças da Armada com um tempo de 41m 33s, seguido do seu colega de equipa Luís Silva – 42;17 e João Jesus – Ciclopinhal – 42;25 e no escalão feminino a vencedora foi, Cármen Sofia da Silva Henriques, da Run is a Gift com o tempo de 55;45, com Simone – Individual – 56;52 a ser segunda e terceira Patrícia Falcão – Individual – 57;33

O Praticante esteve representado por Jorge Soares, com o tempo de 50;26, António Soares, com o tempo 50;27, Carla Figueira, com o tempo 1:01;06, Hélder Félix, com o tempo 1:05;06, Nuno Lucas, com o tempo 1:10;00.

A terminar um elogio à organização que tudo fez para que os participantes saissem do local satisfeitos, numa prova em que o Sal, foi Rei e Senhor, e todos trouxeram para casa “Sal” para temperarem as suas comidas, com o seu próprio esforço o que dará outro apuro, sabendo que foi ganho com o seu suor.

Agora será a vez da segunda prova que organizam o Mini Trail de Alcochete, esteja atento e participe.

Mais informação sobre o evento aqui.

Texto: Hélder Félix
Fotos: Organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta