Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Prova do Sal ou sem Sal

No passado dia de Portugal, 10 de Junho de 2016, realizou-se mais uma edição da Prova do Sal na Praia dos Moinhos, em Alcochete.

prova-do-sal02

Prova que decorre na sua grande maior parte dentro Zona de Proteção Especial do Estuário do Tejo, em plenas salinas do Samouco as quais são geridas pela Fundação para a Proteção de Gestão Ambiental das Salinas do Samouco.

Praia dos Moinhos em Alcochete

Para apanhar sol, para caminhadas ou para adeptos de exercício físico ao ar livre e de desportos de vento, a Praia dos Moinhos é, cada vez mais, reconhecida como um espaço de eleição e tem vindo a registar a presença de um número crescente de adeptos de kitesurf que apontam esta praia como um dos melhores locais para a prática e aprendizagem da modalidade.

Um vento regular e uma água lisa com baixa profundidade são as principais características desta Praia que conta com a presença de duas escolas no seu areal: a Alcochete Extreme e a Alcochete Aktivo que, ao longo do ano, promovem iniciativas diversas desde travessias no Tejo em paddle surf, corridas, provas de aquatlo, para além das aulas regulares que promovem.

A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Alcochete têm igualmente apostado na melhoria das condições desta área com a colocação de um percurso pedonal ao longo do areal, de uma estação de vitalidade que reúne um conjunto de equipamentos para a prática desportiva (uma estrutura com remo, uma bicicleta, uma passadeira, uma plataforma de repouso, uma barreira fixa, um apoio de braços e um arco de suspensão) e de um Bike Skate Parque, um equipamento que atrai jovens adeptos de desportos radicais podendo, desta forma, praticar num espaço do Concelho, manobras de skate ou em patins em linha.

prova-do-sal01

A prova com ou sem Sal

Participaram cerca de 300 atletas, que se repartiram entre a corrida dos 10km e a caminhada.

O percurso da Corrida do Sal são 10 km em terreno plano, de ida e volta, com o início da prova no areal da praia dos Moinhos de Alcochete as 11H00, após cerca de 1 km de prova um desvio para a zona da salinas, percurso que segue os tanques das salinas até ao Samouco, em superfície de areia e terra batida.

Durante o percurso passa-se duas vezes pela parte inferior da Ponte vasco da Gama, e é na segunda passagem, que mais uns quilómetros a frente se depara um enorme desafio, mais de dois quilómetros de área da praia para percorrer.

Mesmo ao terminar a terra batida das salinas segundo ponto de abastecimento, o que permite entrar mais fresquinho na areia da praia, vislumbrando-se ao longe a bandeiras e a azáfama de familiares e amigos ansiosos por ver o primeiro atleta a chegar a meta.

Esta prova é singular, é um trail bem diferente dos que encontramos, dos dez quilómetros, quatro são em areia da praia, o que torna um desafio bem arrojado para os menos treinados, é uma prova a não perder para quem quer experimentar novas sensações.

Para os três primeiros classificados e vencedores por escalão, o prémio foi “Flor de Sal”, e para todos os atletas que participaram Sal, das salinas do Samouco.

As classificações

A tabela classificativa foi liderada no masculino por Luís Fernandes do Clube de Praças da Armada com um tempo de 41m 33s, seguido do seu colega de equipa Luís Silva – 42;17 e João Jesus – Ciclopinhal – 42;25 e no escalão feminino a vencedora foi, Cármen Sofia da Silva Henriques, da Run is a Gift com o tempo de 55;45, com Simone – Individual – 56;52 a ser segunda e terceira Patrícia Falcão – Individual – 57;33

O Praticante esteve representado por Jorge Soares, com o tempo de 50;26, António Soares, com o tempo 50;27, Carla Figueira, com o tempo 1:01;06, Hélder Félix, com o tempo 1:05;06, Nuno Lucas, com o tempo 1:10;00.

A terminar um elogio à organização que tudo fez para que os participantes saissem do local satisfeitos, numa prova em que o Sal, foi Rei e Senhor, e todos trouxeram para casa “Sal” para temperarem as suas comidas, com o seu próprio esforço o que dará outro apuro, sabendo que foi ganho com o seu suor.

Agora será a vez da segunda prova que organizam o Mini Trail de Alcochete, esteja atento e participe.

Mais informação sobre o evento aqui.

Texto: Hélder Félix
Fotos: Organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta