Terena… pelo encanto dos trilhos alentejanos

Terena

No passado dia 22 de outubro de 2017, as ruas da pacata e bonita freguesia de Terena, apresentavam uma agitação e afluência de pessoas diferente do habitual, não fosse a data escolhida para a edição 2017 da 3ª Maratona BTT a Pares e Passeio Guiado, organização a cargo do BTTeam Lucefécit Clube de Praticantes.

Terena

Terena é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com cerca de 800 habitantes.

A freguesia inclui esta localidade e Hortinhas.

Tem o nome alternativo de São Pedro, sendo por vezes também conhecida como São Pedro de Terena.

Localizada no centro do concelho, a freguesia de Terena (São Pedro) tem por vizinhos as localidades de Nossa Senhora da Conceição (Alandroal) a nordeste, Capelins a sueste e Santiago Maior a sudoeste, e os concelhos do Redondo a oeste e de Vila Viçosa a norte.

Em termos históricos, as origens da vila de Terena são muito antigas.

O seu primeiro foral foi concedido no século XIII, sendo elaborado pelo Cavaleiro D. Gil Martins e sua mulher D. Maria João.

Já no século XVI, em 10 de Outubro de 1514, o Rei D. Manuel I concedeu-lhe o Foral da leitura nova.

A vila de Terena desempenhou um importante papel de defesa fronteiriça, através do seu castelo, que integrava a linha de defesa do Guadiana.

No seu território desenvolveu-se desde tempos remotos o culto à Virgem Maria (possível fruto da cristianização de cultos pagãos), sendo o seu Santuário, hoje chamado da Boa Nova, já celebrado por Afonso X de Castela nas suas Cantigas de Santa Maria.

O concelho de Terena, que abrangia as freguesias de Terena, Capelins e Santiago Maior, foi extinto em 1836, estando desde então integrado no concelho de Alandroal.

O concelho tinha, de acordo com o recenseamento de 1801, 1 757 habitantes.

Nos finais da década de 1970, foi construída nesta freguesia a Barragem do Lucefécit, que permitiu o desenvolvimento da agricultura de regadio nesta região.

Nesta vila decorre anualmente, no Domingo e Segunda-Feira de Pascoela, a afamada e concorrida romaria de Nossa Senhora da Boa Nova.

BikeAngels levam até Terena peregrinação anual desde o Seixal

Terena nestes últimos anos, mais precisamente desde 2009, tem andado “nas bocas do mundo” por ocasião da peregrinação anual de bicicleta desde Seixal (Setúbal) até Terena organizado pelos BikeAngels em especial pelo Nelson Rosado e Sérgio Rosado.

Este passeio tem um cariz solidário sendo que no último ano acorreram ao mesmo cerca de 500 ciclistas ao longo do percurso.

Maratona BTT A Pares e Passeio Guiado

Voltando à prova de BTT, a Maratona BTT a Pares e Passeio Guiado, participaram na Maratona de 60km, 80 atletas divididos em 40 duplas e no passeio guiado de 25km 7 participantes.

A logística do evento esteve toda concentrada no Campo de Futebol de Terena incluindo a partida, chegada, secretariado (rápido, simples e eficaz), parqueamento e banhos (Água quente embora só funcionando um chuveiro).

O almoço, excelente diga-se de passagem, foi servido no Campo de Tiro de Terena.

José Reis e João Borralho, os elementos do primeiro abastecimento

Foram percorridos nestes 60km locais como Terena, São Miguel da Mota (local do 1º abastecimento), Mata da Malhada Alta local caracterizado pela vasta plantação de eucaliptos, Aldeia das Hortinhas (2º abastecimento).

Durante o percurso foram os participantes brindados com single tracks em antigos caminhos da aldeia bem como na Mata do Alcaidinho.

Não podia deixar de haver uma passagem de água na Ribeira do Lucefecit que dá nome à Maratona, assim como passagem perto da Ermida do emblemático Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova e pelas colinas do Castelo de Terena.

O pódio da Maratona a Pares

Quanto a classificações, os vencedores foram Nuno Fitas e Edgar Anão – Global Sport Redondo – 2h17m23s, seguidos de José Miguel e Carlos Alfaiate – BTT CC Cumeadence – 2:18;56 em 2º lugar, Tiago Lavadelas e Edgar Cordeiro – BTTAssumar / Muachos – 2:19;31 completaram o pódio.

As restantes classificações.

OPraticante.pt bem representado

OPraticante.pt esteve mais uma vez representado neste evento pela dupla Ricardo Saraiva e Rui Fragoso, que obtiveram o 25º lugar com 3:09;13.

 

Texto: Ricardo Saraiva
Fotos: Ilda Rocha / Fábio PaisDaniel Mira

Parceiros