Trail Tongobriga e a cidade romana

Este evento, o Trail Tongobriga realizou-se na cidade do Marco de Canaveses, mais propriamente na localidade do Freixo, onde se insere a Cidade Romana de Tongobriga, tendo o Fórum da Área Arqueológica do Freixo recebido o recinto do evento.

Trail Tongobriga

Trail Tongobriga na segunda edição

A 2º edição do Trail Tongobriga contou cerca de 500 atletas inscritos repartidos pelas diferentes distâncias (28 km, 16 km e caminhada). A distância de 28 km tinha prevista uma altimetria de 1260m D+ e a de 16 km previa 670m D+.

O Praticante fez-se representar nesta prova numa parceria com a secção de Trail da Associação Desportiva de Amarante, por 17 atletas inscritos nas distâncias de 16 e 28 km, tendo conseguido alcançar bons resultados individualmente e colectivamente.

Trail Tongobriga

O Dilúvio da noite desmotivou alguns participantes

A participação no Trail Tongobriga começou com o levantamento de dorsais dos vários atletas da equipa, que foi efetuado na véspera do evento, nas instalações dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canavezes, algo que agilizou os preparativos para a prova.

A noite que antecedeu a prova foi de diluvio e quando o despertador tocou, o barulho da chuva dava a entender, que iria ser uma manhã bastante molhada, algo que felizmente não se veio a verificar. Esta chuva terá sido dissuasora para alguns inscritos pois deu para perceber que ficaram alguns dorsais por levantar.

Trail Tongobriga

E vamos lá ao Trail Tongobriga

Após o encontro dos elementos da equipa em Amarante seguimos para Tongobriga e pelas 9h00 estávamos prontos para o arranque do Trail Tongobriga.

O Trail de 28 km arrancou com cerca de 30 min. de atraso, algo que foi desconfortável para os atletas que aguardavam a sua partida, mas que acabou por ser um dos poucos aspetos negativos a referir na prova. O Trail de 16 km partiu logo de seguida, dentro dos horários previstos.

Trail Tongobriga

As duas provas de Trail partilhavam os primeiros 4 km e os últimos 7 km, fazendo o Trail Longo um desvio que permitia alcançar a quilometragem e altimetria anunciada, que bateu certo (dentro das variações normais e toleráveis em Trail) no final.

Trail TongobrigaPaulo Costa da A.D.Amarante trail Running/OPraticante.pt foi o vencedor do desafio

Os primeiros 9 km do Trail Longo eram maioritariamente a subir até ao ponto mais alto da prova, situado junto a uma torre de vigia, onde a organização tinha estabelecido um controlo para premiar o atleta mais rápido a fazer a ascenção do Montedeiras, Paulo Costa da A.D.Amarante trail Running/OPraticante.pt foi o vencedor do desafio.

Após a torre de vigia os atletas do Trail Longo perfaziam um segmento de cerca de 12 km onde ainda tinham que enfrentar duas subidas mais duras e algumas zonas ardidas, voltando a entrar no percurso comum com o Trail Curto até ao final.

Trail Tongobriga

Após alguns km a descer os últimos 3 quilómetros eram a subir e atravessavam o interior das ruinas da antiga cidade Romana de Tongobriga antes de alcançar a meta.

Trail Tongobriga

Nota positiva para a organização

Em termos gerais foi um Trail com nota positiva, em que a organização deu conta do recado de forma satisfatória.

Os gráficos presentes nos dorsais e os abastecimentos estavam bastantes precisos e foram de grande ajuda aos participantes.

Os abastecimentos encontravam-se em número adequado e nutridos de forma assertiva para as características do Trail Tongobriga.

Os trilhos eram bastante agradáveis (à exceção da zona ardida, algo que é alheio à organização), estavam bem marcados e demonstravam trabalho na sua preparação e limpeza.

E os vencedores foram:

Trail Longo

Victor Fernandes – CTAD – Trilhos de Cinfães – 2h29m15s, foi o vencedor seguido de Paulo Costa – A.D. Amarante Trail Running  / OPraticante.pt – 2:37;43 e Tiago Aragão – CTAD – Trilhos de Cinfães – 2:46:04.

Em femininos venceu Paula Soares – Autistic Runners – 3:05;02, Ana Ferreira – A.D. Amarante Trail Running  / OPraticante.pt – 3:56;21 foi a 2ª e a 3ª Olga Almeida – Individual – 3:56;21.

Colectivamente A.D. Amarante Trail Running  / OPraticante.pt foi a vencedora e única equipa que concluiu com o número de atletas suficiente para pontuar.

Trail Curto

Ao contrário do trail longo, este trail teve uma admirável final, com os dois primeiros a proporcionarem um maravilhoso espectáculo a quem assistiu ao evento, na obtenção da vitória, 40 segundos separaram os dois primeiros com a vitória a ser obtida por Abilio Ribeiro – S.C.Espinho – 1:20;09, César Barros – Individual –
1:20;49 obteve o lugar imediato, com Hugo Romano – Moinhos Run ADRM – 1:22;25 a fechar o pódio.

Eva Monteiro – Moinhos Run ADRM – 1:43;00 venceu, a sua colega de equipa Luisa Cruz – 1:45;59 e Fátima Coelho – somosnósteam – 1:51;25, foram respectivamente a 2ª e 3ª classificadas.

Colectivamente Moinhos Run ADRM venceu com 65 pontos, Fridão sem limites foi 2ª – 104 pts e Andratrilhos | Freamunde – 3ª – 282 pts, Nós Acreditamos 4ª – 369 pts e A.D. Amarante Trail Running  / OPraticante.pt 5ª – 396 pts.

Trail Tongobriga
Equipa A. D. Amarante Trail Running / OPraticante.pt

A.D. Amarante Trail Running  / OPraticante.pt uma grande parceria

A.D. Amarante Trail Running/OPraticante.pt vence colectivamente nos 28 kms, com boas prestações individuais, recebendo uma distinção por ser a equipa mais numerosa do evento.

Ao nível individual destaque para os 4 pódios na distância de 28 km.

Paulo Costa foi 2º Geral Masc. e venceu o desafio da “Torre de Vigia”, Ana Ferreira foi 2ª da Geral Fem., Jorge Oliveira venceu em M40 / 7º geral – 2:57;36 e Manuel Ribeiro foi 3º em M40 / 12º G – 3:07;47, para além dos que obtiveram pódio, participaram Miguel Barros 13º G / 4º M40 – 3:09;43, Bruno Teixeira – 14º G / 9º Sénior – 3:09;50, António Mendes – 22º G / 13º Sénior – 3:27;48 e Eduardo Ribeiro – 30º G / 12º M40 – 3:55;11.

Nos 16 kms Miguel Pereira – 33º G / 23º Sénior – 1:39;46, Nuno Moura – 88º G / 59º Sénior – 1:54;02, Marco Nunes – 89º G / 60º Sénior – 1:54;03, Ubano Ribeiro – 90º G / 61º Sénior – 1:54;03, Angela Soares – 96ª G / 4ª Sénior – 1:54;55, António Gonçalves – 111º G / 37º M40 -2:00;22, Gil Magalhães – 129º G / 74º Sénior – 2:06;28, Luís Mendes – 112º G /75º Sénior – 2:06;29, Ana Mendonça – 169º G / 18ª Sénior – 2:19;26.

E para terminar ouvimos a organização

Vitor Queirós o organizador, que nos declarou

O balanço foi muito positivo, foram vários os elogios deixados à organização por parte dos atletas, referindo que o percurso estava bem sinalizado, os trilhos passaram por paisagens lindíssimas e a simpatia da organização esteve presente ao longo de toda a prova“.

Em nome da organização é com muito orgulho que recebemos estes elogios, desta forma os atletas já prometem a sua presença no próximo ano e já exigem que este evento continue a crescer“.

Trail Tongobriga seja um evento marcante

Sabemos que ainda há muito trabalho pela frente e que podemos fazer com que o Trail Tongobriga seja um evento marcante no nosso concelho e a nivel do Trail Running em Portugal“.

Não podemos deixar de agradecer todo o apoio das entidades, empresas, órgãos sociais que contribuiram para que fosse possível organizar um evento com esta dimensão“.

Queremos também deixar uma mensagem de gratidão à grande equipa de STAFF que esteve de alma e coração a trabalhar connosco, ajudando a que todos os atletas que participaram no Trail Tongobriga ficassem contentes com nosso trabalho e que foram eles dar os PARABÉNS a toda a organização“.

Concluindo “Para o ano estaremos de novo todos cá a trabalhar para um maior sucesso e satisfação dos que vierem participar“.

Texto: António Mendes
Fotos: Rodrigo Saldanha – Fotografia / António Mendes / Armando Vieira

Parceiros