Trilhos com muita lama e água no Trail Running Canha

Trail Running

Depois de uma verdadeira intempérie no dia anterior, a manhã do passado dia 4 de março levantou-se ensolarada em Canha para receber os 350 atletas do III Trail Running Canha.

Os atletas marcaram a sua presença no evento com pouquíssimas baixas, mostrando que vinham preparados para tudo.

Trail Running Canha

Do Trail Longo ao Trail Curto, passando pelos participantes na Caminhada, todos tiveram “direito” a trilhos com muita lama e muita água, que se acumularam nos dias anteriores.

Os Trails partilharam o mesmo percurso até quase ao final do Trail Curto, com uma separação ao quilómetro doze. Um percurso duro, quase tudo em veredas das ovelhas e dos javalis, mas que agradou aos atletas, sendo este um dos trunfos de Canha.

A passagem a vau pela Ribeira de Canha gerou muita expectativa nos dias anteriores, no entanto a subida do caudal da ribeira inviabilizou completamente esta possibilidade.

A organização não se resignou e para não defraudar as expectativas dos atletas mais afoitos escolheu, à ultima hora, um troço paralelo à ribeira, o qual não tinha corrente e o chão era duro.

Na hora dos atletas passarem neste local, pode dizer-se que foi feita a “festa” e escrita história neste Trail: em algumas zonas, o local tinha água até 1,50 metro de profundidade.

A Caminhada tinha um percurso paralelo ao Trail, que apenas incluía uma vereda, o resto eram trilhos e caminhos, mas os participantes não se livraram de muita água e lama, o que proporcionou um dia de divertimento e contacto direto com a natureza.

E falemos dos vencedores desta edição

Nos 13 Kms

Floriano Silva – AMC com 59;25 foi o vencedor, seguido de João Jesus – Amiciclo Grândola – 1:00;02 e Paulo Ferreira – Pinhal Novo a Correr completou o pódio.

Márcia Santos – Pinhal Novo a Correr foi a vencedora percorrendo a distância em 1:11;04, Claudia Romão – Run Crew Trail Montijo seguiu-se com 1:14;30 e Cristina Frota – individual completou o trio das primeiras com 1:15;02.

Carlos Matias – Clube de Orientação de Abrantes e António Inácio – individual nos 25 kms

Nos 25 kms

A equipa da Run Crew Trail Montijo fez dobradinha com Emanuel Simões a vencer em 1:41;51, seguido do seu colega de equipa Cláudio Nóbrega – 1:43;09 e em 3º Amtónio Inácio – Individual – 1:43;13.

Amélia Costa – – OCS Proaventuras e António Parreira – GD Independente (Barreiro) nos 25 kms

A vencedora foi Amélia Costa – OCS Proaventuras em 1:58;51, Salete Tavares – CA Barreira foi a 2ª com 1:59;24 e em 3º lugar Sandra Rocha – Run Crew Trail Montijo – 2:07;18

Com Leandro Soares, Joana Soares, ( Arminda Basilio, Joao Saraiva, Paula Saraiva, Artur Jorge Silva Basilio e Sandra Oliveira) estes ultimos a representar a equipa de OPraticante.pt – Foto: Manuel Guerreiro

João Saraiva – OPraticante.pt ao lado do pódio

A equipa de OPraticante.pt esteve representada por Paula Saraiva – 116º geral – 6ª F45 / 1:46:41, Arminda Basilio – 117º G -9ª F40 / 1:46:44 nos 13 kms e nos 25 km o melhor atleta da equipa João Saraiva – 11º G – 4º M45 / 1:56:25, ficou ao lado do pódio do seu escalão e também ao lado do Top 10, uma excelente prestação que brevemente o premiará com o pódio que neste evento não alcançou, Artur Basilio 26º G – 8º M40 / 2:09:14, e Sandra Oliveira desistiu por lesão

Canha queria ter apresentado um evento com outras condições, mas tal não foi possível por devido às condições atmosféricas. O grupo de voluntários que se apresentou para ajudar estava pronto para o que desse e viesse, tal como os atletas.

A organização, incluindo todos os que ajudaram a concretizar este Trail, estão de parabéns pelo excelente trabalho.

Canha começou ontem a preparar o Trail Running de 2019.

Classificações.

Site do evento.

Parceiros