Vasco Ribeiro alcança 9.º lugar em Ballito, na África do Sul

Vasco Ribeiro

Vasco Ribeiro

Vasco Ribeiro alcançou o 9.º lugar no Ballito Pro, naquele que é o primeiro QS10000 da temporada do circuito mundial de qualificação (WQS). O surfista português foi derrotado já nos oitavos-de-final da prova sul-africana, conseguindo um resultado importante neste campeonato de estatuto máximo do WQS.

Ballito Pro

O dia começou da melhor forma para o campeão nacional em título, que venceu o heat 8 da 5.ª ronda, com 12,50 pontos (em 20 possíveis), superiorizando-se ao japonês e membro do World Tour Kanoa Igarashi e ainda ao norte-americano e ex-top mundial Nat Young.

Depois disso, Vasco voltou a entrar na água no último heat do dia, onde disputou uma vaga nos quartos-de-final frente ao brasileiro Thiago Camarão. Após algum equilíbrio inicial, a bateria acabou por cair para o lado do surfista canarinho, que conseguiu 14,07 pontos, contra apenas 11,17 do português.

Vasco Ribeiro
Vasco Ribeiro

Vasco Ribeiro no Top 30

Ainda assim, este é um resultado importante para Vasco Ribeiro, que somou 3700 pontos, devendo subir até ao top 30 do ranking mundial do WQS.

Apesar de ter tido um arranque de temporada marcado por lesões, Vasco respondeu da melhor forma na primeira grande prova do ano no WQS e no espaço de um mês saltou de fora do top 200 mundial para os lugares de ataque à qualificação para o World Tour 2019.

Próxima etapa em Huntington Beach

A próxima etapa de estatuto QS10000 acontece em Huntington Beach, na Califórnia, de 30 de Julho a 5 de agosto. Além de Vasco Ribeiro, Portugal também deverá ser representado por Frederico Morais e Miguel Blanco, os outros portugueses atualmente dentro do top 100 mundial, no US Open of Surfing.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Associação Nacional Surfistas
Foto: WSL / Cestari

Parceiros