320 aderiram à Rota da Castanha

No passado dia 6 de novembro, a Secção de BTT do Inter Caima, realizou mais uma edição da 3ª Rota da Castanha / XIV Passeio BTT de São Martinho, evento inserido no programa da Feira da Castanha em São Pedro de Castelões.

320 participantes na 3ª Rota da Castanha

Com um número de participantes sempre em crescendo, este ano a rondar os 320 atletas, entre os quais 6 atletas femininas, concentraram-se pelas 9 horas da manhã, junto às Piscinas Municipais, onde se deu a partida simbólica para mais uma aventura, dirigindo-se de seguida para o recinto da Feira da Castanha e pelo centro de Vale de Cambra.

Este ano a organização da 3ª Rota da Castanha, apostou num percurso de sobe e desce; onde o início foi feito por estrada, dando a conhecer partes da cidade e permitindo que os atletas ao mesmo tempo, efetuassem um aquecimento antes da partida real, dada no lugar de Vila Chã.

Rota

Singletracks não faltaram

Após a partida da 3ª Rota da Castanha, os participantes, entraram numa série de singletracks, seguindo-se posteriormente a subida mais longa até ao lugar do rio, em Vila Cova de Perrinho, descendo de seguida até ao fundo do lugar, num caminho florestal rápido e cheio de adrenalina, serpenteando campos e um pequeno riacho com pouca água.Chegando a Teamonde por um estradão rápido e com piso irregular, dando oportunidade aos atletas, para prepararem forças para a subida à serra do Pereiro. Passando a Arrifaninha, lá subiram à capela da Srª da Graça, onde lhes esperava o reforço líquido e sólido, para retemperar as forças, e assim permitir que efetuassem a outra metade do percurso da 3ª Rota da Castanha.

Ricardo Silva – Sportarc.BTT / BTTArouca o vencedor na Montanha

Após lhes ser efetuado o controlo de passagem e da atribuição do prémio de montanha (KOM) a Ricardo Silva – Sportarc.BTT / BTTArouca, tomaram o rumo da serra de Lordelo, que os conduziria a descidas vertiginosas, num zigzag pela serra abaixo, até à ponte dos Salgueiros, já em Ossela. Daí subiriam às Baralhas e desceriam pela zona do Crasto, novamente para Ossela, no lugar do Carvalhal.

Após percorrerem um caminho das estações do famoso escritor Ferreira de Castro, enveredaram por uma subida em pedra e terra, que os levaria à serra da Escaíba, e aí conduzidos por estradões, entraram num singletrack recuperado à “selva”, terminando na estrada em Cabril.

Finalmente dirigiram-se por caminhos largos até ao Barbeito, Areias, Pinheiro Manso, passando pela sede do Inter Caima, culminando a meta, no parque das piscinas, onde eram esperados por familiares e entusiastas desta modalidade.

Rota

E os vencedores foram??

Por volta da 12.00 horas, e após mais de 70% dos participantes terem chegado à meta, efetuou-se a entrega dos merecidos troféus:

Júnior
O vencedor foi Guilherme Fonseca, em 2º Márcio Silva, ambos da Tormetais Azeméis é vida ECBN, e em 3º João Silva – Sportarc.BTT / BTTArouca

Sub-23
Venceu João Gomes – Sportarc.BTT / BTTArouca, com Daniel Peixoto – Olivtec / Golden Project / Reunidas e Fábio Almeida – Tormetais Azeméis é vida ECBN, em 2º e 3º lugar

Elite
Paulo Santos – Olivtec/Golden Project/Reunidas foi o 1º, relegando para os lugares seguintes Carlos Barbosa, e Rui Costa – da equipa de Fisiosimetrias / Sitassur.

Master 30
Ricardo Silva – Sportarc.BTT / BTTArouca venceu, seguiu-se Nuno Macedo – Peruf em 2º, e Pedro Bastos – VCBike, em 3º.

Master 40
1º João Teixeira – Joni´s Bike, 2ºPaolo Giacosa – K2btt, 3º Álvaro Rocha – Sportarc.BTT / BTTArouca.

Master 50
Óscar de Sousa – RoadBikersTeam /HSTCAR em 1º, e nos lugares imediatos José Oliveira – Garagem Paciencia Bike-Team e Mário Santos – Individual

Feminina
Carla Vieira – Carpa foi a vencedora, Laura Bastos – Saertex Portugal – Edaetch, a 2ª e Cristina Marques – Ciclismo S.João Ver Moreira Congelados a 3ª

Equipa com maior número de inscritos – Sportarc.BTT / BTTArouca

Atleta Mais velho – Fernando Mautempo – Oiteameia

Atleta Mais novo – Marco Leite – OFFROAD BTT TEAM

O convívio final

Depois de chegar o último participante, sempre acompanhado pela bicicleta vassoura (Carlos Lopes), a organização da 3ª Rota da Castanha, providenciou os arrumos e retiraram todos os adereços do evento, seguindo-se o almoço convívio, que foi serviço na sede do Inter Caima, a ementa constituída por caldo verde, feijoada de carne / enchidos e febras, regado com água, sumo e vinhos da região, como sobremesa foi rabanadas e como não podia deixar de ser castanhas e jeropiga no final.

A organização agradece

Para que tudo isto fosse possível, e como nestes casos toda a colaboração é bem vinda, a organização agradeceu a todos os patrocinadores em geral, aspirantes e amigos, aos participantes na 3ª Rota da Castanha BTT. Agradeceu ainda aos elementos de outros grupos de BTT de Vale de Cambra, que os ajudaram das mais diversas formas, e ainda aos habitantes de Vale de Cambra que os apoiaram durante o evento, inclusive com a cedência de terrenos para a passagem das bicicletas.

E para o ano vai-se realizar a 4ª Rota da Castanha, e contam com estes e com todos os que vierem participar no evento, para o fazer crescer

Mais informação deste evento, tais como fotos, classificações e tempos,podem consultar o site  e facebook.

Parceiros