33ª Volta Alentejo Liberty Seguros – Pawel Bernas vence “Alentejana” agitada

Ao fim de cinco dias de competição, centenas de pessoas aplaudiram os melhores da “Alentejana”, em Reguengos de Monsaraz, e consagraram o polaco Pawel Bernas (Activejet Team) como vencedor da 33ª Volta ao Alentejo Liberty Seguros. O triunfo na derradeira etapa que começou, este domingo, 29 de março, em Alcácer do Sal, coube a Johim Ariesen (Metec-TKH Continental). O holandês de 27 anos, à semelhança do triunfo em Mértola na terceira etapa, venceu na discussão ao sprint. Atrás de Johim Ariesen terminou Samuel Caldeira (W52/Quinta da Lixa) e Daniel Freitas (Anicolor).
Pawel Bernas chegou à liderança da Volta ao Alentejo no penúltimo dia de competição e, este domingo, na defesa do título ainda sprintou na primeira meta volante em Montemor-o-Novo onde acumulou dois segundos de bonificação que somou aos cinco que já trazia de vantagem sobre o segundo classificado, Delio Fernandez (W52-Quinta da Lixa). Bermas confessou que a equipa Activejet Team andou sempre atenta na etapa: “Tivemos de andar sempre na frente, a controlar todas as situações. Esta prova foi louca, com muitos nervos, quedas e corrida a grande velocidade! Mas foi um mês perfeito para nós ao terminarmos com mais esta vitória.” Depois de um primeiro triunfo no Grande Prémio Liberty Seguros – Troféu Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, no passado fim de semana, Bernas sai de Portugal com vontade de regressar: “É um país muito tranquilo, as pessoas são muito simpáticas, sobretudo os corredores. Os hotéis e a comida são ótimos, e as organizações são muito profissionais, só nos temos de preocupar com o nosso trabalho!”, rematou.
Nas contas finais da edição de 2015 da Volta ao Alentejo, Delio Fernandez (W52/Quinta da Lixa) ocupou o segundo lugar e James Oram (Team Axeon), que venceu a primeira etapa, fechou o pódio final da “Alentejana”. É preciso descer apenas um degrau na classificação para encontrar um trio de portugueses que ficou à porta da glória na 33ª Volta ao Alentejo Liberty Seguros: Samuel Caldeira (W52/Quinta da Lixa), Manuel Cardoso (Team Tavira) e Sérgio Sousa (LA Alumínios/Antarte) ocuparam o quarto, quinto e sexto lugares.
Camisolas de Vitória

Já se sabe, o símbolo maior da Alentejana, a Camisola Amarela Liberty Seguros viaja com Pawel Bernas (Activejet Team) para a Polónia. A Camisola Castanha Delta Cafés, que premiou o melhor trepador, foi entregue pelo segundo ano consecutivo, a Bayron Guama (Ecuador). O neozelandês James Oram (Team Axeon) foi o melhor jovem em prova, venceu a Camisola Branca RTP. Samuel Caldeira (W52/Quinta da Lixa) foi o único português a vencer uma classificação e vestiu a Camisola Verde Crédito Agrícola dos pontos por ser o mais regular.

Sempre em fuga no Alentejo
Na derradeira etapa registo final para mais uma fuga que animou praticamente toda a tirada. Guillaume Boivin (Team Optum), Unai Intziarte (Murias-Taldea), José de Segovia (Louletano-Ray Just Energy) e Sjoerd Kouwenhoven (Metec-TKH Continental Team) iniciaram, ao quilómetro 59, uma longa luta contra o pelotão que terminou apenas nos derradeiros metros da “Alentejana”. O quarteto teve a vantagem máxima de 5 minutos e contribuiu para a média de 43 Km/h conseguida na última jornada da 33ª Volta ao Alentejo Liberty Seguros.
A 33ª Volta ao Alentejo Liberty Seguros é uma organização conjunta da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium com o apoio de Liberty Seguros, Crédito Agrícola, Delta Cafés, RTP, KIA, VITALIS, KTM Bikes, Fundação INATEL, AVIS, Reguengos de Monsaraz Cidade Europeia do Vinho 2015, Jornal A Bola, Antena1, Cision, PACTO, Shimano, Dietsport, ADWAY, Instituto Geográfico de Exército, Turismo do Alentejo e dos Municípios de Portalegre, Castelo de Vide, Mora, Portel, Mértola, Aljustrel, Junta de Freguesia de Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém, Alcácer do Sal e Reguengos de Monsaraz.

Parceiros