Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

4º Festival da Bicicleta Solidária

Centenas foram solidários este domingo em Lisboa

Ser solidário, foi o mote para mais um Festival da Bicicleta Solidária, organizado este domingo pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) realizado em Lisboa, mais propriamente na agora recuperada Praça do Intendente, um evento que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Arroios, sendo a Associação JIFA-Jardim Infantil dos Anjos a escolhida para receber a doação de todos os participantes, que juntou muitos quilos de alimentos.

A Praça do Intendente bem cedo começou as receber os participantes, os quais iam chegando e entregando o seu donativo, a praça começou a encher, o convívio estava agradável, e o tempo não poderia estar melhor, muito sol, e bastante calor alegrou a iniciativa, a qual foi mais uma vez brindada com a já tradicional Banda Kumpanhia Algazarra que alegou o evento, dando musica e animação a todos os presentes.

Pelas 10,30 era dada a partida aos participantes para o passeio, o longo pelotão com cerca de 600 participações, contou mais vez com uma diversidades de bicicletas e utilizadores, desde o vestido mais a rigor, ao utilizador de fim-de-semana, ao ciclista formal, ou ainda aos trajes antigos, as bicicletas, essas também eram diversificadas, as mais sofisticadas, as de lazer, as utilitárias, e as tradicionais bicicletas antigas, formaram este imenso grupo, onde acima de tudo estava a solidariedade.

Iniciando o passeio com a subida da Av. Almirante Reis até á Portugália, voltou-se á esquerda em direção ao Jardim Constantino, Largo Dona Estefânia, Arco Cego, passando pelo Instituto Técnico, Praça de Londres, Av. de Roma, em direção ao Campo Pequeno, Av. 5 de Outubro, Av. Miguel Bombarda, Av., Duque de Avila, Av. da República, Saldanha, Av. Fontes Pereira de Melo, Marques de Pombal, Av. da Liberdade, Restauradores, Rossio, Av. do Ouro, Praça do Comercio, Rua da Prata, Praça da Figueira Poço do Borratem, Martim Moniz, Rua da Palma, e a Praça do Intendente, onde cerca das 12 horas terminou as pedaladas, com a receção a ser dada mais uma vez pela Banda Kumpanhia Algazarra, que alegrou os participantes, os momentos que se seguiram foram de muita festa, e grande convívio, diversas intervenções agradecendo as ofertas, e algumas lembranças foram sorteadas entre os participantes, uma bicicleta, camisolas da LA Alumínios, bidons e uma cadeira de criança para bicicleta da Pollsport, e t-shirt da FPCUB, acabando a festa com a distribuição de bolo alusivo ao evento.

Tentamos saber algumas opiniões das pessoas mais importantes que tiveram mais expressão na iniciativa, a primeira foi Joana Brandão, da JIFA-Jardim Infantil dos Anjos, uma instituição de solidariedade social que acolhe cerca de 100 crianças, a qual estava satisfeita com a iniciativa, achando a mesma muito interessante, e relembrando que sendo a instituição que foi este ano beneficiada com a iniciativa, tudo o que foi doado foi muito importante, e faz muita falta, já que diariamente são muitas as refeições fornecidas, e que apesar de terem ajuda do Banco Alimentar, são bens essenciais que fazem sempre muita falta, o que ficou agradecida pelo apoio, enaltecendo a FPCUB pelo seu trabalho.

Para Margarida Martins, a presidente da Junta de Freguesia de Arroios, foi uma iniciativa muito boa, é sempre bom ter as mesmas, e a parceria com a FPCUB, satisfez imenso, e espera voltar a ter outras no futuro, e neste local, o Intendente, atualmente uma nova Praça, possui condições para estas atividades, e são muitas que a junta promove ao longo do ano.

Por fim, José Manuel Caetano, satisfeito com o número de participantes, com a parceria feita com a Junta de Arroios, e com a forma que os participantes contribuíram por uma causa social, demostrando mais uma vez que a através da bicicleta a mesma também pode ser solidária.

Olhando o evento:

Quase em final de reportagem, podemos dizer que tivemos mais um evento positivo, com a FPCUB a fechar o seu calendário oficial de 2015 em alta, num dia excelente para a prática da bicicleta, onde os participantes se divertiram ao longo do passeio, sempre ao toque das campainhas das bicicletas antigas, que assim alegraram as principais ruas e avenidas lisboetas.

Mas, para que o evento pudesse ir para a estrada e tivesse alguma expressão, teve de estar por detrás uma grande equipa, muitos voluntários, e patrocinadores, a FPCUB que mais uma vez pode contar com diversos dos seus colaboradores, o apoio da Junta de Freguesia de Arroios pelas infra estruturas disponibilizadas, a Câmara Municipal de Lisboa, a Orbita que ofereceu a bicicleta, a LA Alumínios que se deslocou com o seu autocarro e com cerca de 25 atletas da sua equipa, representada também pelo seu patrocinador Luís de Almeida que também fez questão de pedalar, a Scott, a Pollsport, a Banda Kumpanhia Algazarra, e ainda a Policia Municipal de Lisboa, que fez um trabalho exemplar na segurança do longo pelotão, o qual marcaram presença com um carro, motos, e agentes a pedalarem de bicicleta, tudo isto para que a festa final fosse em grande, a solidariedade estivesse presente, beneficiando esta ano a JIFA-Jardim Infantil dos Anjos.

Estando todos de parabéns, resta-nos agora despedir-nos, depois de um longo ano de grandes pedaladas, trazendo até vós os melhores momentos, ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas, com um até breve, num desses eventos realizados por esse belo Portugal.

Foto: José Morais

 

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta