5 Cumes, os trilhos, as localidades e as experiências

5 Cumes

No último domingo, 29 de setembro, a 15.ª edição da Givec Maratona BTT 5 Cumes, uma organização dos Amigos da Montanha com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, voltou a ter partida no magnífico cenário do Centro Histórico de Barcelos para percorrer os trilhos de muitas freguesias de Barcelos e, ainda, do vizinho concelho de Braga.

Maratona BTT 5 Cumes

Aos betetistas foi proposto o desafio de superar os cumes em uma das duas distâncias definidas para a prova: a meia maratona 3 Cumes, com 50Km e a maratona 5 Cumes, com 70 Km. Na maratona, os participantes tinham pela frente um percurso com cerca de 2 000m de desnível acumulado que os levava aos 5 Cumes propostos: Montes da Vaia; da Saia; de Vilaça; de Passos e de Airó. Já na meia maratona, o desnível era de 1 200m para os 3 Cumes: Montes da Vaia; da Saia e Airó. No total, o desafio passou por 22 freguesias dos dois concelhos.

A conquista dos Cumes

A proposta anual é a conquista dos Cumes, mas em cada ano os desafios a superar na Givec Maratona BTT 5 Cumes são diferentes. A inclusão de trilhos do concelho de Braga foi uma das novidades este ano, diversificando a oferta aos participantes. Os trilhos, as localidades e as experiências vividas ao longo do percurso, os singletracks e os cumes desafiantes continuam a chamar grande número de participantes para esta prova mítica.

E, no último domingo, foi também tudo isto que os participantes realçaram na chegada à meta, onde muitos deles frisaram a marcação irrepreensível do percurso, o apoio dos voluntários durante a prova e a beleza dos trilhos. Realce, ainda, para os abastecimentos.

Este ano, o abastecimento geral transformou-se num verdadeiro local de festa e a novidade passou pela música com a banda dos barcelenses CBO a animar esta zona sempre privilegiada para o convívio. E se a música fez as delícias de quem por ali parou, as iguarias propostas, com chocolates, espumante, presunto e as obrigatórias bolas de Berlim, uma imagem de marca dos 5 Cumes, não deixaram os participantes indiferentes.

Todo o espírito de aventura é, assim, acompanhado de muito convívio com momentos de pura adrenalina, de belas paisagens mas, também, de muita festa e surpresas. “Supera-te à conquista dos 5 Cumes” é o mote dado e desde a primeira edição, em 2005, a particularidade da chegada aos cumes continua a ser um fator distintivo para quem vem até Barcelos.

Para além da prova de BTT, houve um percurso pedestre para conhecer a cidade e os principais pontos turísticos e uma aula de Spinning.

E os vencedores foram

Maratona BTT 5 Cumes

No que toca a classificações, Filipe Ramos (BMC/Póvoa de Varzim/CVDC Navais) foi o mais rápido da distância dos 5 Cumes. João Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Sérgio Rego completaram o pódio no segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Pódio 5 Cumes

No setor feminino, Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) cortou a meta em primeiro lugar, seguida da de Fátima Melo (Love Tiles) e Susana Santos (Guilhabreu BTT).

Pódio 5 Cumes

Maratona BTT 3 Cumes

Na geral dos 3 Cumes, venceu Jorge Barroso (Team Optical+) seguido de Marco Correia (Bolflex BTTeam) e Tiago Boucinha (Ciclo Ucha).

Pódio 3 Cumes

Nas senhoras, Raquel Cunha (Irmandade/Dias Alumínios) conquistou o primeiro lugar e foi acompanhada no pódio por Manuela Pontes (Os que Aparecem) e Isabel de Sousa (Lasalle Sports Team).

5 cumes
Pódio 3 Cumes

Paraciclismo

O pódio do paraciclismo foi ocupado por Júlio Costa (BTT Braguinhas) e Rui Machado (New Cycle Team – NC Team BTT).

5 Cumes
Pódio Paraciclismo

Passeio 5 Cumes Jovem

No sábado, dia 28, o destaque tinha sido já para o Onda Passeio 5 Cumes Jovem, uma atividade que juntou pais e filhos para pedalarem durante cerca de 14 km de trilhos, preparando os mais jovens para os 5 Cumes do futuro. Como fomento do desporto e do convívio entre gerações, esta atividade é de participação gratuita.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / fotos: Amigos da Montanha

Parceiros