JOÃO RIBEIRO E MESSIAS BAPTISTA SEXTOS EM PARIS 2024
João Ribeiro e Messias Baptista - Foto: COP / Francisco Paraíso
Share the post "JOÃO RIBEIRO E MESSIAS BAPTISTA SEXTOS EM PARIS 2024"
Os canoístas portugueses João Ribeiro e Messias Baptista, campeões mundiais em título, foram hoje sextos classificados na final da prova de K2 500 metros dos Jogos Olímpicos Paris2024.
João Ribeiro e Messias Batista conseguem a melhor prestação de um K2 500 masculino português em Jogos Olímpicos
Fonte: Henrique Dias // OPraticante.pt em cooperação com a Lusa
Os portugueses João Ribeiro e Messias Batista terminaram a sua prova em 1:27.82 minutos.
Ficaram a menos de 1 segundo dos novos campeões olímpicos, os alemães Jacob Schoff e Max Lemke (1:26.87), que com este tempo de vitória bateram o recorde olímpico.
A prata foi para os húngaros Bence Nadas / Sandor Totka, com 1.27,15, e o bronze para os australianos Jean van der Westhuyzen / Tom Green, com 1.27,29.
Esta foi a melhor prestação de um K2 500 masculino português em Jogos Olímpicos, superando o 11.º de Joaquim Queirós / Rui Fernandes, em Atlanta1996.
O recorde do mundo desta categoria pertence aos húngaros Sandor Totka e Bence Nadas, com a marca de 1:26.50. Esse registo foi conseguido em Plovdiv, em julho de 2017.
Objetivo era uma medalha
“O nosso objetivo era uma medalha, sem dúvida, mas ser sextos do Mundo não é mau.
Mas ambicionávamos mais, houve cinco barcos melhores do que nós, hoje“, começou por dizer João Ribeiro em declarações à RTP.
“O espírito está aqui todo retratado nesta foto.
Mais velho e mais experiente nestas andanças, João Ribeiro ergue o “novato” Messias Baptista.
Não há razões para baixar a cabeça. Todos sabemos que é nas horas difíceis que os laços se fortalecem.
Vamos juntos, equipa.”
Fonte: Federação Portuguesa de Canoagem
Mas um diploma é sempre um diploma.
“Sim, orgulhosos por este ciclo olímpico, pelo que fizemos, abdicámos de muita coisa, queríamos terminar com uma medalha.
Mas ficámos o meu quarto diploma olímpico o segundo do Messias“, referiu João Ribeiro.
Salientar que João Ribeiro já tinha conseguido resultados entre os oito primeiros no Rio’2016 e Tóquio’2020, enquanto o colega Messias Batista também esteve em Tóquio’2020.

