ANTÓNIO MORGADO ESTREOU-SE EM 2025 A VENCER
Foto: UAE Team Emirates
O ciclista português António Morgado (UAE Emirates) venceu hoje o Grande Prémio de Castellón, impondo-se ao sprint na corrida de um dia ao uruguaio Eric Fagúndez (Burgos BH) e ao francês Clément Champoussin (Astana).
O campeão nacional de contrarrelógio estreou o palmarés de 2025, depois de ter festejado as vitórias no Giro della Romagna, no ano passado, a primeira como profissional, e da Volta a Rodes, em 2023.
Fonte: Henrique Dias // OPraticante.pt em cooperação com a Lusa e UAE Emirates
António Morgado vence Grande Prémio de Castellón
António Morgado, de 20 anos, cruzou a meta, em Onda, após cumprir os 171,1 quilómetros desde a partida de Castellón em 03:59.14 horas.
Liderou um pequeno grupo que disputou a vitória ao sprint, superando Fagúndez e Champoussin, que terminaram com o mesmo tempo.
A corrida desenrolou-se numa rota ondulada que levou os pilotos de Castellón a Onda com condições húmidas marcando o dia.
Com a separação inicial sendo absorvida dentro da final – 20 km, foi a equipa Emirates-XRG dos Emirados Árabes Unidos que iluminou as coisas, com Jan Christen o primeiro a atacar a inclinação final, que atingiu o pico a – 11 km da linha.
O pelotão perseguiu até que Alessandro Covi quebrou o elástico no topo da subida, com cinco ciclistas capazes de seguir o italiano, incluindo António Morgado.
A diferença permaneceria pequena com os gostos de Tudor e Jayco-AlUla dando perseguição, no entanto, uma grande inserção de poder de Morgado, que tomou a frente com mais de 2 km sem que ninguém tivesse capacidade de ir em sua perseguição.
Covi ficou no 4º lugar, perdendo por pouco no pódio.
António Morgado declarou : “Foi uma corrida muito difícil. No topo da subida consegui chegar à frente mas tive que sofrer muito.
Não sou um alpinista puro. Por cima eu e o Covi acabámos num pequeno grupo e demos tudo até ao final. Foi uma grande luta no final.
Estou cansado, mas estou muito feliz por começar o ano com uma vitória, é um ótimo começo para a equipa até agora.”

