SPORTING É CAMPEÃO ABSOLUTO SUB-18
Estafeta do Sporting CP de 4×200 metros - Foto: Fotop / Michael Rosa
O Sporting Clube de Portugal (SCP) sagrou-se no passado domingo, em Pombal, campeão nacional sub-18 em masculinos e femininos.
Uma competição organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, em parceria com a Associação Distrital de Atletismo de Leiria e com o Município de Pombal;
A competição que fica marcada pelos recordes nacionais sub-18 e sub-20 protagonizados pela:
estafeta de 4×200 metros da formação feminina do SCP, que é também a nova melhor marca destes campeonatos;
e pelo recorde nacional sub-18 e da competição estabelecido pela formação masculina da estafeta de 4×200 metros da Juventude Vidigalense.
Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo
Os recordes aconteceram ao cair do pano destes Campeonatos Nacionais de Sub-18 em Pista Curta, com:
a estafeta feminina do SCP, composta por Maria Leonor Mendes, Lara Nunes, Diana Indeque e Margarida Oliveira, a fixar a nova melhor marca nacional sub-18 e sub-20 em 1m42s55’.
Já a formação da Juventude Vidigalense, composta por Rafael Dias, Eduardo Camacho, Salvador Oliveira e António Vasconcelos, melhorou o recorde nacional sub-18 4×200 metros em pista curta, que já pertencia ao clube, fixando-o agora em 1m33s14’.
Sporting carimba terceiro título
Coletivamente o Sporting Clube de Portugal carimbou o seu terceiro título, com 106 pontos.
Ficou à frente da Juventude Vidigalense, com 76,5 pontos; e do Clube Desportivo e Cultural de Priscos, que, com 55 pontos, subiu pela primeira vez ao pódio coletivo desta competição, na terceira posição.
Do lado feminino, vitória também para o Sporting Clube de Portugal, com 112 pontos.
Ficou à frente da Juventude Vidigalense, que, com 75 pontos, ganhou o vice-campeonato; e do Clube de Atletismo do Porto, que, com 66 pontos, terminou na terceira posição.
Pela primeira vez, a formação do Sport Lisboa e Benfica ficou de fora do pódio coletivo desta competição.
Individualmente, destaque para João Matos, das Pedreiras, que surpreendeu e deu espetáculo, com um salto de 14,91 metros.
Um salto que lhe valeu não só o título nacional sub-18, como o recorde nacional sub-18 e o dos campeonatos.
Tiago Matos, do Clube Desportivo e Cultural de Priscos, somou o seu terceiro título sub-18 em pista curta, ao vencer o salto em altura, com a marca de 1,94 metros.
Isto depois de na semana passada ter carimbado o título no heptatlo e de no sábado ter vencido o salto em comprimento.
“Fiquei muito feliz”, disse o atleta no final, atribuindo a sua boa performance nas competições de inverno ao “treino, mas sobretudo à concentração e ao foco” que tem conseguido manter.
Afonso Gomes vence 3000 metros
Afonso Gomes, do Braga, venceu os 3000 metros com o tempo de 8m31s90’, recorde dos campeonatos; depois de na jornada de sábado ter vencido os 1500 metros, também com recorde dos campeonatos.
No final, o atleta reconheceu que o foco era “bater o recorde do André Barbosa, que era muito forte” e sublinhou que este resultado é fruto “de muito treino”.
Anamar Jorge campeã nacional de triplo salto
Do lado feminino, Anamar Jorge, da Juventude Ilha Verde, sagrou-se campeã nacional de triplo-salto, com a marca de 12 metros, recorde pessoal, subindo a 8.ª melhor atleta nacional sub-18 de sempre.
Nos 800 metros, sagrou-se campeã, Mariana Moreira, da União Desportiva da Várzea, com a marca de 2m11s73’, recorde dos campeonatos; depois de no sábado ter vencido os 1500 metros.
No final, a atleta confessou que cumpriu o seu grande objetivo para estes campeonatos, que era “fazer a dobradinha” e que o recorde nacional dos 800 metros é algo que está na sua mira.
Destaque também para a ainda sub-16, Adarlene Binta, do SCP, que venceu o lançamento do peso com 13,13 metros, recorde pessoal.
Nos 60 metros barreiras destaque para a vitória de Leonor Freitas, do Centro de Atletismo do Porto, com 8s52’, recorde pessoal.
Do lado masculino, vitória para Pedro Vieira, do SCP, em 8s10’.
Sagraram-se, ainda campeões nesta jornada:
David Moura, do Clube Desportivo Feirense, com o tempo de 1m57s12’, nos 800 metros;
e Caetana Neves, do Arneirense, com a marca de 10m31s15’, nos 3000 metros.


