FRANCISCO CARDOSO VENCE A VOLTA A PORTUGAL DE CADETES

Francisco Cardoso

Francisco Cardoso - Foto: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Francisco Cardoso conquistou a 17.ª Volta a Portugal de Cadetes, este domingo, depois de ter sido quarto na chegada em alto a Montejunto.

O jovem da Efapel Cycling ficou a três segundos de Guilherme Lameira (Paredes/Reconco), vencedor da derradeira etapa da prova.

Leia também

FRANCISCO CARDOSO VENCE EM SALVATERRA DE MAGOS

Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Guilherme Lameira – Foto: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Guilherme Lameira vence a última etapa

A tirada de 77,3 quilómetros, entre o Cartaxo e o alto de Montejunto, destacava-se pela dureza na parte final, com uma exigente chegada em contagem de primeira categoria. 

Jaume Ruiz, da (Infinobras – Grupo Sime) partiu de amarelo.

Mas a luta pela geral estava totalmente em aberto, uma vez que o espanhol tinha o mesmo tempo de Simão Pedrosa (Tensai/Sambiental/Santa Marta).

Enquanto Francisco Cardoso era terceiro a apenas três segundos.

A corrida saiu num ritmo controlado, com o pelotão compacto na fase inicial. 

Apesar das intenções de vários corredores em tentar escapar, não houve fugas dignas de registo.

Tudo ficou reservado para a subida final, onde o pelotão se fragmentou em múltiplos grupos perante a dureza da ascensão a Montejunto.

Na meta, a vitória foi para o português Guilherme Lameira, que concluiu a etapa em 2 horas, 5 minutos e 48 segundos.

Impôs-se diante de Rodrigo Afonso e de Pedro Lumbreras (UC Fuenlabrada), que completaram o pódio da etapa a dois segundos.

Foto: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

4º lugar na etapa deu a vitória a Francisco Cardoso na Volta a Portugal de Cadetes

Francisco Cardoso ficou às portas do pódio, mas foi o suficiente para garantir a conquista da 17.ª Volta a Portugal de Cadetes. 

Não estava à espera desta vitória. Sinto-me muito feliz!

A 30 quilómetros da meta vim ao carro e avisei para não contarem comigo porque estava com péssimas sensações, quase a descolar.

Mas o Tiago [diretor desportivo] disse-me para acreditar. As pernas não estavam muito boas, mas sabia que a subida era ao meu jeito e que dava para ganhar.

A dois quilómetros, passei para a frente, puxei… e foi à morte para a vitória!, explicou Francisco Cardoso.

O jovem ciclista da Efapel assegurou o triunfo final com o tempo total de 5 horas, 41 minutos e 29 segundos.

Rodrigo Afonso terminou em segundo lugar, a cinco segundos, e Guilherme Lameira fechou o pódio, a nove segundos. 

Nas restantes classificações, Simão Pedrosa venceu a classificação por pontos.

Robrecht Viaene (Wielerclub Onder-Ons Parike) a da montanha.

Alex Beltran (Juanginer-Ulevel-Vitaldinsport) foi o melhor cadete de primeiro ano. 

Por equipas, a mais regular da edição foi a Wielerclub Onder-Ons Parike.

Parceiros

Deixe um comentário