PORTUGAL PROCURA O JOGO PERFEITO FRENTE À DINAMARCA

Comandados de Paulo Pereira querem reverter o resultado de Portugal alcançado frente à Macedónia do Norte.

Querem triunfar esta terça-feira, mesmo que contra a melhor Seleção do Mundo, Dinamarca, pelas 19h30 (hora portuguesa) – transmissão em direto na RTP2.

Os Heróis do Mar chegam a este encontro após um empate frente à Macedónia do Norte, o que coloca Portugal numa posição mais desconfortável para assegurar a presença no Main Round.

Embora com alguma margem de manobra, já que se encontra com um goal average (critério de desempate) de +6, ao passo que, o país dos balcãs tem -12.

A passagem à próxima fase depende do resultado combinado das duas Seleções.

Já que, para assegurar uma vaga no Main Round, Portugal terá que estar à frente da Macedónia do Norte nesse critério de desempate.

Sobre este adversário, os Lusos já o enfrentaram em sete ocasiões.

As últimas das quais em 2024 e em 2025 – tendo saído derrotados em todos os jogos, o último dos quais por 13 golos, recentemente, no IHF Men’s World Championship 2025.

Leia também

HERÓIS DO MAR EMPATAM COM MACEDÓNIA DO NORTE

Os Heróis do Mar irão entrar para este encontro sabendo de antemão o resultado que precisam de obter para transitar à próxima fase.

Referir que o embate entre Roménia e Macedónia do Norte se disputa horas antes.

O currículo da Dinamarca é inegável mas assim também o é a ambição lusa de garantir um lugar na próxima fase.

Portugal

Portugal continua a depender de si

Luís Frade, atleta do Barça e um dos pivôs com maior experiência internacional, abordou a situação de Portugal após o empate frente aos balcânicos e continua a acreditar na passagem ao Main Round:

Eu acho que temos boas opções. Continuamos a depender de nós, que é o que mais importa.

Obviamente que temos a sorte de jogar o segundo jogo, onde já saberemos o resultado anterior e conseguimos, obviamente, ter um bocado mais de mão no resultado.

Mas nós temos de entrar com a mesma vontade e com a mesma garra que nos caracteriza.

Sinto que, neste momento, nós podemos ganhar qualquer equipa e temos de entrar no jogo para ganhar, não podemos entrar no jogo para perder por menos.

Sinto que temos qualidade para isso, sinto que temos equipa para isso e acho que temos a mais-valia de ainda poder lutar por um resultado não tão favorável para nós, por isso temos boas possibilidades de passar ao Main Round.

Foto: Embassy of Denmark in Romania

“Eles são a melhor equipa do mundo neste momento”

O internacional português realçou ainda a qualidade do conjunto de Nicolaj Jacobsen e as dificuldades que serão sentidas durante o jogo:

Eles são a melhor equipa do mundo neste momento, mais consagrada também.

E eles têm dois guarda-redes incríveis: o Emil [Nielsen] e o Kevin [Møller], e eu tive a sorte de jogar com eles.

São guarda-redes que mudam um jogo e sabemos que atualmente o guarda-redes é uma peça muito importante no Andebol.

Acho que vai ser muito complicado, temos que estar muito assertivos na finalização, porque falhar um remate não mexe só com o resultado, mas também com o estado anímico.

E depois é a transição deles, nós temos que estar muito fortes na nossa recuperação.

A Dinamarca é uma equipa que põe muita intensidade no jogo, têm jogadores atiradores, jogadores possantes, jogadores rápidos.

A equipa é uma mistura ótima que eles têm e que vai ser muito complicado batê-los.

Portugal
Luís Frade – Foto: FPA

Vai estar um ambiente incrível

Luís Frade considera que as trocas defensivas serão cruciais no momento da recuperação defensiva para ultrapassar a Dinamarca:

Se formos assertivos nas nossas trocas e conseguirmos contrabalançar bem essas trocas e recuperar para o sítio certo, para que os nossos especialistas defensivos entrem no momento certo, acho que conseguimos fazer as nossas trocas e uma boa recuperação.

Agora, obviamente, tem que ser muito mais rápido, com muita mais cautela e muito mais focados.

Não existe esperar por uma bola, um ressalto, não existe nada. Temos simplesmente de recuperar para trás e estar preparados para defender.

Mas deixou bem patente a ambição portuguesa em alcançar um resultado que lhes permita estar na próxima fase:

Sou um português que não gosta de sofrer até à última, para mim já tinha acabado… Mas acredito que nós conseguimos ganhar o jogo.

Temos de entrar para ganhar. Não há melhor maneira do que entrar olhos nos olhos para lutar por um objetivo que é ganhar.

Vamos vê-los, vamos estudá-los, vamos preparar-nos, descansar e preparar para um grande jogo amanhã.

Vai estar um ambiente incrível, que não vamos ter a oportunidade se calhar de jogar num pavilhão com 16 mil pessoas e com uma bancada só de pé, numa arena destas, num país que respira andebol.

Estamos a aproveitar todos os bocadinhos que temos.

Recordamos que Portugal está na disputa do Grupo B, juntamente com a Dinamarca, que tem 4 pontos, a Macedónia do Norte que tem 1 e a Roménia que continua em branco, ao passo que, a formação das Quinas se encontra com 3 pontos e um goal average de +6.

A ronda final desta fase está agendada para terça-feira (20), pelas 19h30 (hora portuguesa), frente à formação nórdica e conta com transmissão na RTP2.

Parceiros

Deixe um comentário