ENEA SAMBINELLO TRIUNFA NO TROFÉU DA ARRÁBIDA
Foto: Rodrigo Rodrigues / FPC
Enea Sambinello (UAE Team Emirates Gen-Z) venceu, no domingo, a edição de 2026 do Troféu Internacional da Arrábida.
O jovem italiano foi o mais forte na subida para o Castelo de Sesimbra, destacando-se no grupo reduzido que atacou na última contagem de montanha.
Daan Dijkman confirmou o domínio da UAE Team Emirates Gen-Z, terminando na segunda posição, a seis segundos do colega de equipa.
Tiago Antunes (Efapel Cycling) fechou o pódio a nove segundos, sendo o melhor português em prova.
Fonte: UVP – FPC
Decisões na montanha e classificações
A tirada de 153,9 quilómetros partiu do Largo de São João, em Palmela, ruma a Sesimbra às 12h e teve um início calmo, com poucas tentativas de fuga nos primeiros quilómetros.
As movimentações começaram ao fim de 20 quilómetros, com Afonso Lopes (Feira dos Sofás-Boavista), Daniel Dias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e Iván Belmonte (Cortizo) a destacarem-se do pelotão.
Rui Silva (Porminho Sub-23), Rúben Rodrigues (Feira dos Sofás-Boavista), Mikel Uncilla (Caja Rural-Alea) e Niels Tenniglo (Earth Consulters/Maia/Frutas Monte Cristo) seguiram o exemplo do trio.
O grupo inicial chegou a ter mais de quatro minutos de vantagem sobre o pelotão.
A junção deu-se ao fim de 40 quilómetros.
No entanto, o grupo de sete fugitivos viu a diferença começar a diminuir com o aproximar da maior dificuldade do dia.
Foi na aproximação à contagem de montanha da Serra da Arrábida que o grupo foi alcançado, ainda que Mikel Uncilla tenha aguentado mesmo até ao topo na frente.
A verdadeira movimentação decisiva aconteceu na última subida pontuável do dia, com Daan Dijkman e Enea Sambinello, Nicolás Tivani, Adrian Bustamante, Tiago Antunes e Afonso Silva a escaparem.
O grupo ficaria reduzido após uma queda que afetou Bustamante e Afonso Silva.
No entanto, o vencedor seria mesmo um dos nomes do ataque final: Enea Sambinello, seguido do colega Daan Dijkman e do português Tiago Antunes.
Nas restantes classificações, destaca-se Mikel Uncilla, que venceu a montanha depois de ter integrado a fuga do dia.
De novo, Enea Sambinello festejou, desta vez na classificação da juventude.
A UAE Team Emirates Gen-Z, que já tinha festejado na Arrábida em 2025 com Luca Giaimi, venceu a classificação por equipas.
