FLÁVIO PACHECO AFIRMA-SE ENTRE OS MELHORES

Flávio Pacheco no Campeonato da Europa de Paraciclismo em Itália - Foto: FPC

Flávio Pacheco foi o oitavo classificado na prova de fundo da classe H4, este sábado, durante o Campeonato da Europa de Paraciclismo, que decorre em Maniago, Itália, até amanhã.

Terminou a dois segundos do sexto e sétimo classificados, numa corrida sempre rápida e muito disputada.

Num percurso relativamente curto, com 59,4 quilómetros e um total de nove voltas, favorecendo velocidades médias elevadas, a Seleção Nacional partiu para a prova com um objetivo bem definido: tentar colocar Flávio Pacheco na luta pelos lugares do top-5 europeu.

Embora fosse uma estratégia ambiciosa e com alguns riscos associados, a Equipa Portugal entendeu que seria necessário assumir uma postura ofensiva desde os primeiros quilómetros, para acompanhar os melhores atletas da classe H4.

Leia também

FLÁVIO PACHECO BRILHA NO CONTRARRELÓGIO EUROPEU

Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Flávio Pacheco esteve na luta pelos lugares do top-5 europeu

Conforme esperado, a primeira volta revelou-se decisiva.

O ritmo imposto provocou uma forte seleção no pelotão e rapidamente a corrida ficou dividida em três pequenos grupos.

Flávio Pacheco ainda procurou integrar o da frente.

Mas acabou por permanecer no terceiro grupo da corrida, composto por vários dos atletas que têm sido seus adversários diretos ao longo das três Taças do Mundo, disputadas esta temporada.

O suíço Fabian Recher, que já anteontem tinha ganhado o contrarrelógio individual, conquistou também a medalha de ouro na prova de fundo em H4.

O segundo classificado foi também o mesmo de ontem – o polaco Rafał Wilk, com a prata – e o bronze foi para o britânico Callum Russell.

Flávio Pacheco
Flávio Pacheco – Foto: Paraciclismomaniago.pt

“Sabíamos que a corrida seria muito exigente desde o início e que a seleção dos melhores atletas aconteceria cedo.

Flávio Pacheco assumiu o risco de tentar acompanhar os mais fortes, mostrou novamente uma excelente atitude competitiva.

Acabou por alcançar mais um resultado de elevado nível internacional.

Este oitavo lugar confirma a sua consistência ao longo da época.

Mas também demonstra que continua a afirmar-se entre os melhores atletas da classe H4”, defendeu o Selecionador Nacionalde Paraciclismo, Telmo Pinão.

Com os resultados alcançados neste Campeonato da Europa, Flávio Pacheco soma importantes pontos para o Ranking Internacional das Nações.

O paraciclista português contribui para os objetivos da Seleção Nacional no caminho para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.

Hoje terminou o Campeonato da Europa de Paraciclismo, onde figura no programa desportivo a prova de fundo de Luís Xavier, na classe C5.

Parceiros

Deixe um comentário