FACUNDO MENA CONQUISTA CT PORTO CUP
Facundo Mena - Foto: Eduardo Oliveira/FPT
Facundo Mena é o grande campeão da terceira edição da CT Porto Cup.
Um torneio que foi organizado pela Federação Portuguesa de Ténis no histórico Clube de Ténis do Porto de 30 de agosto a 6 de setembro.
Leia também
FACUNDO MENA E HUGO DELLIEN PROTAGONIZAM FINAL
O argentino volta a derrotar um favorito
Facundo Mena, argentino de 33 anos (306.º do ranking ATP), voltou a ultrapassar um dos tenistas mais cotados do torneio e conquistou o quinto título Challenger, primeiro desde abril de 2024, há 29 meses.
Na primeira vez a competir em Portugal, Facundo Mena derrotou os dois primeiros cabeças de série nas duas últimas rondas.
Este domingo, venceu o boliviano Hugo Dellien (140.º), segundo pré-designado, com os parciais de 7-6(4) e 6-4 em 2h11.
Nas meias-finais, tinha superado o brasileiro Gustavo Heide, primeiro na lista de favoritos, depois de uma batalha de 3h16.
“O sentimento é de felicidade pura. Há muito trabalho por trás, muito trabalho de superação de obstáculos que surgem na vida.
Hoje é um dia para desfrutar para sempre”, começou por dizer o novo campeão do torneio na conferência de imprensa de rescaldo.
“Foi incrível ganhar aos dois melhores jogadores do torneio e no final a celebração foi um libertar de tensão e a minha forma de relaxar.
Estava muito nervoso antes do encontro e no final soltei todas as emoções”.
“O primeiro título Challenger foi o mais especial” Facundo Mena
A final contou com muitos presentes no Clube de Ténis do Porto que testemunharam o encerramento da terceira edição da competição.
Mena sucede ao neerlandês Guy Den Ouden na galeria de campeões.
Apesar das maiores credenciais de Dellien, ex-64.º ATP e um dos jogadores mais titulados da história do ATP Challenger Tour com 16 troféus, o argentino voltou a mostrar que gosta de defrontar o mais cotado sul-americano.
O sucesso final do evento marcou o sexto triunfo no mano a mano num total de oito confrontos.
“O primeiro título Challenger foi o mais especial e curiosamente também foi nesta semana, em 2019. Setembro é um mês bom para mim e até faço anos dia 22.
É uma alegria imensa, este é o meu segundo troféu mais especial”.
Facundo Mena tem ultrapassado uma série de problemas físicos e uma queda na hierarquia (chegou a ser 127.º da tabela ATP em 2022), mas reencontrou o seu jogo.
No torneio imediatamente anterior a este tinha atingido a final Challenger em Augsburg sem celebrar no fim.
Agora, à 11.ª decisão a este nível e depois de ceder nas últimas duas, voltou a sentir êxtase, exemplificado na reação posterior ao match point concretizado nas imediações da rede, uma estratégia usada com muito êxito ao longo do compromisso.
“Amei Portugal. Adorei as pessoas, o clima, a cidade. Aproveitei ao máximo esta semana e o Porto terá sempre num lugar especial no meu coração”.


