Mais uma edição do Madeira Island Ultra Trail

Ester Alves

23-Trail-Armando

É já este fim de semana que a Madeira recebe mais uma edição do Madeira Island Ultra Trail (MIUT), uma das provas mais importantes do calendário nacional de trail running, e ponto de encontro obrigatório dos atletas e fãs da modalidade.

Na sua 8ª edição, o MIUT atinge o estatuto de prova integrante do circuito Ultra Trail World Tour e contará com muitos nomes sonantes na linha de partida.

A equipa Salomon Suunto Portugal estará representada por Ester Alves e Armando Teixeira que farão os 115km do MIUT, e por Romeu Gouveia, o novo elemento da família Salomon que fará a maratona. Também poderemos ver na partida Tófol Castanyer membro da equipa Salomon Etixx internacional.

Armando Teixeira iniciou o seu ano desportivo na Transgrancanária, onde alcançou um brilhante 13º lugar numa prova difícil e de grande competitividade. Prepara-se agora para a sua 6ª participação no MIUT, uma das suas provas de eleição, por ter sido a sua primeira ultra, pelo carinho com que é recebido na ilha e pelos trilhos desafiantes. Depois de 2 primeiros lugares, 1 segundo, 1 terceiro e 1 sexto, Armando faz-se aos trilhos da ilha com a humildade que o caracteriza e inspirado pelas belas paisagens da travessia.

Ester Alves começou a época a vencer na Costa Rica numa estreia em provas por estafetas. Depois de um UTAX (Ultra Trail das Aldeias do Xisto) que não lhe correu tão bem, parte para a Madeira motivada por poder partilhar esta prova com atletas que tanto admira e querendo superar as 18:45h em prova que a fizeram vencedora em 2015.

Já Romeu Gouveia, o novo membro e benjamim da família Salomon Suunto Portugal, com apenas 18 anos, já corre nos trilhos há 2 anos e é a primeira vez que participa numa prova do MIUT. Para fazer os 42km leva na bagagem uma imensa vontade de conhecer e desfrutar da ilha, e o entusiasmo do convívio, da partilha de experiências, do companheirismo e amizade que tanto caracterizam o trail running e o que o levaram a apaixonar-se pela modalidade.

Romeu vê a entrada na equipa como uma oportunidade para estar junto dos melhores e aprender com eles, e orgulha-se de poder representar aquelas que já eram as suas marcas de eleição.

O espanhol Tófol Castanyer, membro da equipa Salomon Etixx, é um atleta muito acarinhado pelo público português e, apesar de ser a sua estreia no MIUT, não é a primeira vez que participa numa prova portuguesa. A sua primeira corrida de montanha em Portugal foi em 2011 no K42, uma prova inserida no AX-Trail Series e a última nos Açores. O Campeão de Espanha de Trail, escolheu o MIUT não só para poder pontuar no Ultra Trail World Tour, mas também porque é fã dos trilhos portugueses.

O tiro de partida será às 00:00h da noite de 23 para 24 de abril com o MIUT (115km), às 7:00h da manhã de 23 de abril partirá a Ultra (85km), a maratona (43km) está marcada para as 10h da manhã, e a mini (16km) às 12:00h.

Parceiros