Com os Grifos descobrir os trilhos de Vila Velha de Ródão

Trilhos Grifos

Vila Velha de Ródão vai ser palco, a 24 de setembro, da primeira edição dos “ Trilhos dos Grifos ”, uma iniciativa do Centro Cultural e Recreativo de Gavião de Ródão, que conta com o apoio do Município, da Junta de Freguesia de Vila Velha de Ródão.

Portas de Ródão

Trilhos dos Grifos

Idealizada com o objectivo de promover o concelho de Vila Velha de Ródão enquanto região de excelência para a prática da modalidade de trail running, os “ Trilhos dos Grifos ” dividem-se entre duas provas de carácter competitivo, com 18 e 28 quilómetros, e ainda uma caminhada com cerca de uma dezena de quilómetros.

Três distâncias que irão passar por lugares emblemáticos como o Monumento Natural das Portas de Ródão, um dos ex-libris daquela região, o lindíssimo miradouro natural que representa o Penedo Gordo, e ainda um percurso repleto de lugares mágicos e no qual se poderá inclusivamente desfrutar do voo planado dos grifos que dão o nome a esta iniciativa.

Quer o difícil desafio dos 28 quilómetros, com cerca de 2900m de desnível total, quer a distância dos 18 quilómetros, igualmente exigente e com um desnível total de cerca de 1800m, e ainda a caminhada, irão partir de Gavião de Ródão e terminarão em Vila Velha de Ródão.

Natércia Silvestre e Luís Semedo, madrinha e padrinho do evento

No final, em Vila Velha de Ródão terá lugar o almoço-convívio para os participantes nesta primeira edição dos “ Trilhos dos Grifos ”, que terá como padrinhos a albicastrense Natércia Silvestre e o portalegrense Luís Semedo, duas grandes referências desta modalidade em Portugal.

Na véspera da prova, o secretariado funcionará no Centro Cultural e Recreativo de Gavião de Ródão e, no dia da prova, será instalado no Parque Campismo de Vila Velha de Ródão, de onde os atletas serão transportados de autocarro para a partida das provas e da caminhada.

As inscrições estão abertas até dia 17 de Setembro, com preço reduzido até 31 de agosto, e podem ser efectuadas através do site.

Mais informação pode ser consultada também nas redes sociais na página do facebook do evento.

Com as receitas obtidas com esta atividade, a organização conta desenvolver algumas atividades de recuperação da fauna e da flora entretanto devastadas no concelho devido aos incêndios ocorridos.

Parceiros