Atividade física e rastreios à DVC pelas ruas de Guimarães
Share the post "Atividade física e rastreios à DVC pelas ruas de Guimarães"
SPACV e Câmara Municipal de Guimarães organizam Caminhada Contra o Sedentarismo.
Iniciativa inserida no 18º Congresso da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular pretende pôr vimaranenses a mexer e a pensar sobre a Doença Venosa Crónica
Caminhada Contra o Sedentarismo em Guimarães
Vários participantes juntaram-se em Guimarães para a “Caminhada Contra o Sedentarismo”, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV), à qual se juntou como parceira a Câmara Municipal de Guimarães.
A iniciativa, que incluiu também uma ação de rastreio à Doença Venosa Crónica (DVC) no Centro Cultural Vila Flor para toda a população, faz parte da campanha de prevenção “Alerta Doença Venosa” lançada pela
SPACV para sensibilizar para esta patologia que atinge cerca de 3 milhões de portugueses.
Inserida no 18º Congresso da SPACV, que decorreu este ano em Guimarães, a caminhada partiu do Centro Cultural Vila Flor. Médicos especialistas em Cirurgia Vascular e participantes no congresso juntaram-se à população, percorrendo os 3 quilómetros de percurso pelo Centro Histórico de Guimarães.
Para sensibilizar os habitantes de Guimarães para esta doença crónica, evolutiva e com um diagnóstico muito subestimado, a organização proporcionou a oportunidade de se saber um pouco mais sobre a saúde das pernas num rastreio à DVC que ocorreu antes e durante a caminhada.
Doença Venosa Crónica
A Doença Venosa Crónica é uma doença que afeta cerca de 30% da população portuguesa. Sinais como pernas pesadas, inchadas, cansaço são sinais de DVC. Muitos portugueses conhecem estes sintomas, mas tendem a desvalorizá-los. Esta doença tem um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas podendo mesmo, em estádios mais avançados, evoluir para situações mais graves – como é o caso das úlceras venosas.
Com o objetivo de sensibilizar, diagnosticar precocemente e tratar adequadamente a DVC, a SPACV lançou, com o apoio da Servier, a campanha “Alerta Doença Venosa” que pretende chamar a atenção para uma patologia que muitos desconhecem e cujos sintomas subvalorizam.
No âmbito da campanha “Alerta Doença Venosa” a SPACV está a ajudar os Portugueses a lutar contra o sedentarismo, tendo já organizado uma aula de fitness ao ar livre na Quinta Pedagógica dos Olivais, em Lisboa, e uma Caminhada contra o Sedentarismo em Évora.
Para mais informações sobre esta campanha.